O mundo parou nesta segunda-feira, 16 de agosto de 2021, para assistir, horrorizado, à retomada de poder do Talibã no Afeganistão, após os EUA retirarem suas tropas que, há 20 anos, estavam naquele país.
Muitos afegãos e pessoas de outras nacionalidades que estão no Afeganistão durante esse processo procuram formas para se refugiar em outros Estados ou apenas voltar para casa.
Esse é o caso de 150 refugiados que poderão ser recebidos pela Irlanda. O Ministro de Relações Internacionais da Irlanda, Simon Coveney, em entrevista à RTÉ, disse que estarão “priorizando trabalhadores de direitos humanos, profissionais da mídia e mulheres e meninas, os vulneráveis.”
O departamento disse que 45 cidadãos que fugiram do Afeganistão, alguns dos quais já estavam no Paquistão, já serão liberados de visto para entrar na Irlanda.
O primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, afirmou que existem ainda 23 cidadãos irlandeses no Afeganistão e que 15 deles já manifestaram o desejo de voltar para a Irlanda.
O governo está planejando uma maneira de retirá-los de lá, mas os voos comerciais do aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão, foram interrompidos.
Agora, a tentativa é coordenar com outros países para tentar encontrar rotas para que os cidadãos irlandeses voltem para casa.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…