O ministro da Justiça da Irlanda, Simon Harris, enviou ao congresso do país um projeto de lei para que os policiais da Garda, a polícia irlandesa, utilizem câmeras corporais durante o período de trabalho.
O projeto de lei “Garda Síochána (Recording Devices) Bill 2022” está atualmente na segunda fase de discussões no Dáil Éireann, a Câmara dos Deputados (TDs) da Irlanda, e segue para o Senado (Seanad Éireann).
Se aprovada, a lei será promulgada pelo presidente da Irlanda, Michael D. Higgins.
O objetivo da câmera usada no corpo dos policiais é protegê-los na linha de frente das operações da Garda nas ruas. Isso deverá auxiliar no combate às atividades criminosas e aos ataques à força policial.
Além das câmeras corporais, outras ferramentas policiais estão também inclusas no projeto de lei.
De acordo com Harris, o projeto fortalecerá significativamente a capacidade de An Garda Síochána para combater o crime e proteger a segurança nacional.
“Também vimos comportamento ameaçador de pessoas com a intenção de semear a divisão em nossa sociedade. Eles não apenas intimidaram e ameaçaram as pessoas que procuram nossa ajuda, como também, em alguns casos, tentaram intimidar e ameaçar os policiais. Isso não será tolerado!”
Harris disse que espera que a lei seja promulgada o mais rápido possível para que o projeto piloto das câmeras corporais inicie antes de sua implantação generalizada.
Leia também: O que são os protestos anti-imigração que estão ocorrendo na Irlanda?
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…