Como parte do Budget 2021, os alunos universitários da Irlanda devem receber 250 euros do governo irlandês antes do Natal como forma de ajudar a compensar gastos por causa do ensino online, oferecido desde o começo da pandemia do novo coronavírus. Serão beneficiados alunos integrais de cursos de graduação e pós-graduação, contemplando cerca de 200 mil estudantes.
O ICOS (Irish Council for International Students), Conselho Irlandês para Estudantes Internacionais, no entanto, divulgou que estudantes internacionais não pertencentes ao EEE (Espaço Econômico Europeu) não vão receber o auxílio.
Segundo o conselho, a atitude do governo é “profundamente injusta e uma oportunidade perdida”.
Universitários irlandeses e europeus receberão do governo da Irlanda um bônus de 250 euros antes do Natal. Foto: Aitor Muñoz Muñoz | Dreamstime
Segundo publicou o jornal Irish Times, o pagamento será único e individual, com um gasto total de € 50 milhões aos cofres irlandeses e tem como objetivo compensar os alunos “pela turbulência pela qual passaram devido à pandemia Covid-19” e a “ênfase no aprendizado online neste ano”.
O jornal confirma que “todos os estudantes de graduação e pós-graduação nacionais e da UE em tempo integral serão elegíveis para a assistência financeira”.
Laura Harmon, Diretora Executiva do ICOS, afirmou, em nota publicada no site do conselho, que é “altamente decepcionante que todos os estudantes internacionais não estejam incluídos no esquema”.
“Os estudantes internacionais não pertencentes à EEA estão sentindo os efeitos da pandemia Covid-19 tanto quanto seus colegas e é importante que os apoiemos. Este é um ótimo esquema e nós o acolhemos para os alunos que podem se beneficiar dele, mas é profundamente injusto que alguns alunos internacionais tenham sido excluídos.”
Ela ressaltou que alunos internacionais “aprimoram muito a experiência do aluno para todos aqui, trazendo diversidade e multiculturalismo para o sistema educacional”.
“Eles devem ser tratados da mesma forma que os outros alunos e receber o mesmo apoio durante a pandemia que todos os outros alunos”.
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…
A Ryanair anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do Ryanair Prime, um serviço de assinatura…
Não é novidade que a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros…
A partir de 30 de junho de 2025, estudantes internacionais que planejam realizar intercâmbio na…