A Irlanda registrou um total 1.403 mortes relacionadas ao novo coronavírus, além de 22.385 casos confirmados da doença no país. A última estatística, publicada pelo Health Protection Surveillance Centre na quinta-feira, 7 de maio, mostrou que a taxa de contaminação diminuiu na ilha, além das mortes e internações nas UTIs.
Dos casos confirmados até terça, 5 de maio, 57% eram mulheres e 43%, homens. A idade média era de 49 anos. Além disso, o ranking divulgado mostra que, do total, 2.891 casos (13%) foram hospitalizados e 376 casos precisaram de internação em UTI. Do total, 6.498 casos estão associados a profissionais de saúde.
Dublin tem o maior número de casos, somando 10.840 (49%), seguida por Kildare (1.302), que ultrapassou Cork (1.197), que figurava em segundo lugar desde o começo da pandemia.
A taxa de contaminação diminuiu, segundo o departamento de saúde irlandês. O número, agora, varia entre 0.5 e 0.6 no ranking de transmissão da doença, o que é considerado estável. Isso significa quantas outras pessoas estão sendo infectadas em relação a um caso confirmado. Ou seja, menos de uma para cada contaminado.
“Atingimos nosso objetivo de suprimir a propagação da doença, não foi fácil para ninguém, mas não há dúvida de que nosso esforço coletivo salvou vidas”, disse Dr. Tony Holohan, Diretor Médico do Departamento de Saúde, em comunicado à imprensa.
Leia também: Irlanda divulga calendário de reabertura do país
Segundo ele, o padrão de transmissão do COVID-19 será avaliado daqui para frente com as restrições sendo aliviadas. “Essas semanas são tão importantes quanto as primeiras semanas de nossa resposta. Nossos comportamentos são cruciais para manter nosso progresso e manter o número de reprodução abaixo de 1”, ressaltou.
O departamento ainda disse que o número de internações na UTI, de novos casos e de mortes está diminuindo há mais de uma semana. Na semana passada, a média diária de mortes no país por Covid-19 era de 40 por dia. Agora, são 20.
Os casos que necessitam de UTI caíram de 6 para 2 ao dia. O HSE agora está aumentando a capacidade para 15.000 testes por dia nas próximas duas semanas, segundo o governo.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…