Notícias

Irlanda dispensa ingresso para seus patrimônios históricos até o fim do ano

Após colocar museus e galerias à frente no programa de reabertura do país, a Irlanda dá mais um passo na tentativa de valorizar e incentivar visitas ao seu patrimônio histórico e cultural.

Nesta sexta-feira, 14 de maio, o ministro responsável pelo Office of Public Works (OPW) — Gabinete de Obras Públicas –, Patrick O ‘Donovan, anunciou que todas as taxas para entrar em locais que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do país serão dispensadas até o fim do ano.

Ou seja, pontos de visitação que cobram pela visita, seja monumentos pré-históricos, jardins, castelos ou outros, que são administrados pelo OPW, não precisarão ser pagos.

A decisão faz parte do plano de recuperação e reabertura do governo que, com a possibilidade de viagens entre os condados, apoia a indústria do turismo doméstico e as empresas locais que dependem dela, “incentivando as pessoas na Irlanda a descobrir, desfrutar e valorizar os muitos locais históricos da OPW”, como diz o release do Departamento à imprensa.

Continua após a publicidade

Castelo medieval localizado em Trim é um dos maiores castelos medievais da Europa e faz parte da lista de patrimônios históricos da OPW que não terão cobrança de ingresso até o fim do ano. Foto: Live Ireland

“Estamos nos estágios iniciais da fase de recuperação da pandemia, mas todos estamos começando a aproveitar os dias mais brilhantes que esperamos tanto nos últimos meses”, disse o ministro.

Segundo o OPW, existem 54 dos 90 patrimônios com serviços para visitantes abertos em parte ou totalmente em todo o país, entre eles o centro de visitantes em Brú Na Bóinne, Castelo de Dublin e Castelo de Kilkenny, além de tumbas neolíticas mais antigas que as pirâmides do Egito, como Newgrange, Knowth, Dowth e Loughcrew; castelos medievais em Trim e Cahir, campos de batalha históricos como a Batalha de Boyne em Oldbridge, além de ilhas como a Garinish em West Cork, e muito mais.

Você pode ver a lista completa de patrimônios neste link (pdf).

Atrações turísticas da OPW tem como média receber mais de 9 milhões de visitantes por ano, número que foi prejudicado, e muito, por conta da pandemia.

Vale lembrar que as restrições da Covid-19 permanecem em vigor nos locais abertos e os espaços internos estão sujeitos a medidas para garantir o distanciamento físico, com limites de acesso a determinados espaços fechados ou não disponíveis.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024