Notícias

Irlanda dispensa ingresso para seus patrimônios históricos até o fim do ano

Após colocar museus e galerias à frente no programa de reabertura do país, a Irlanda dá mais um passo na tentativa de valorizar e incentivar visitas ao seu patrimônio histórico e cultural.

Nesta sexta-feira, 14 de maio, o ministro responsável pelo Office of Public Works (OPW) — Gabinete de Obras Públicas –, Patrick O ‘Donovan, anunciou que todas as taxas para entrar em locais que fazem parte do patrimônio histórico e cultural do país serão dispensadas até o fim do ano.

Ou seja, pontos de visitação que cobram pela visita, seja monumentos pré-históricos, jardins, castelos ou outros, que são administrados pelo OPW, não precisarão ser pagos.

A decisão faz parte do plano de recuperação e reabertura do governo que, com a possibilidade de viagens entre os condados, apoia a indústria do turismo doméstico e as empresas locais que dependem dela, “incentivando as pessoas na Irlanda a descobrir, desfrutar e valorizar os muitos locais históricos da OPW”, como diz o release do Departamento à imprensa.

Continua após a publicidade

Castelo medieval localizado em Trim é um dos maiores castelos medievais da Europa e faz parte da lista de patrimônios históricos da OPW que não terão cobrança de ingresso até o fim do ano. Foto: Live Ireland

“Estamos nos estágios iniciais da fase de recuperação da pandemia, mas todos estamos começando a aproveitar os dias mais brilhantes que esperamos tanto nos últimos meses”, disse o ministro.

Segundo o OPW, existem 54 dos 90 patrimônios com serviços para visitantes abertos em parte ou totalmente em todo o país, entre eles o centro de visitantes em Brú Na Bóinne, Castelo de Dublin e Castelo de Kilkenny, além de tumbas neolíticas mais antigas que as pirâmides do Egito, como Newgrange, Knowth, Dowth e Loughcrew; castelos medievais em Trim e Cahir, campos de batalha históricos como a Batalha de Boyne em Oldbridge, além de ilhas como a Garinish em West Cork, e muito mais.

Você pode ver a lista completa de patrimônios neste link (pdf).

Atrações turísticas da OPW tem como média receber mais de 9 milhões de visitantes por ano, número que foi prejudicado, e muito, por conta da pandemia.

Vale lembrar que as restrições da Covid-19 permanecem em vigor nos locais abertos e os espaços internos estão sujeitos a medidas para garantir o distanciamento físico, com limites de acesso a determinados espaços fechados ou não disponíveis.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025

Ciclistas na Irlanda: regras para pedalar com segurança no país

Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…

31 de março de 2025

Imigrantes na Irlanda maior taxa de emprego do que nativos, mas vivem mais na pobreza

Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…

28 de março de 2025

Moradores da Irlanda são alertados sobre agressividade das gaivotas na temporada de nidificação

Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…

27 de março de 2025

‘Horário de verão’ na Irlanda começa no domingo, 30 de março de 2025

O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…

27 de março de 2025