Notícias

Irlanda do Norte abre vacinação para toda população adulta

Pessoas com 18 anos ou mais já podem agendar um horário para se vacinar contra a Covid-19 na Irlanda… do Norte! Sim, o país vizinho da República da Irlanda, que conta com uma população estimada de 1,8 milhão de habitantes, abriu seus centros e pontos de vacinação para toda população adulta.

Quem tem de 18 a 39 anos, pode se vacinar em um desses grandes centros a partir de um agendamento prévio. Já a partir dos 40 anos, a vacinação acontece com agendamento nas farmácias locais.

Na próxima semana, a Irlanda do Norte deve aumentar ainda mais o potencial de vacinação, recebendo pela primeira vez vacinas da Moderna.

Na Irlanda do Norte, até o dia 22 de junho, 60,9% da população já tinha recebido a primeira dose da vacina e 43,7% já estão imunizadas.

Continua após a publicidade

Leia também: Conheça a capital da Irlanda do Norte

Belfast, capital da Irlanda do Norte, tem centros de vacinação para pessoas com mais de 18 anos. Foto: Kaeli Hearn / Unsplash

A doutoranda brasileira Clara Pasquale mora em Belfast, na Irlanda do Norte. Aos 35 anos, ela toma a segunda dose da vacina na próxima terça-feira após ter sido vacinada com a primeira dose da vacina AstraZeneca em 20 de abril. “De início, a previsão era de que minha faixa etária fosse contemplada só no final do verão. No entanto, a fila andou muito rápido”, disse ela ao edublin.

Ela contou que é registrada em um GP (clínico geral) e tudo foi feito por um site que eles disponibilizaram para o agendamento. “Fiquei de olho nas datas e quando liberou para a minha idade eu registrei no mesmo dia. O processo foi bem simples e consegui o agendamento para o dia seguinte”, contou.

Leia também: O que fazer na Irlanda do Norte: conheça a história do país e saiba o que visitar

Clara ressaltou que é impressionante a estrutura para a vacinação na Irlanda do Norte. “Eles tem um centro enorme de vacinação no SSE Arena, com várias cabines e muito staff trabalhando.”

Ao chegar, Clara foi atendida rapidamente e recebeu orientações de uma médica além de um folheto informativo e um endereço online para registrar qualquer efeito colateral que ela pudesse ter.

A brasileira Mariana Alvim da Cunha, de 27 anos, também já tomou a primeira dose da vacina na Irlanda do Norte no dia 5 de maio. Ela faz mestrado de Arquitetura em Belfast e disse preencheu seus dados online e que tudo foi bem rápido.

“Eu tomei a minha vacina no Odissey Arena aqui em Belfast. É um estádio de hockey e centro de eventos que foi convertido em centro de vacinação. Foi tudo bem rápido, eu só precisei do meu passaporte”, disse. A segunda dose está marcada para o final de julho.

Foto de capa: Diana Polekhina / Unsplash

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024