A partir de sexta-feira, serviços de contato próximo, incluindo cabeleireiros e barbeiros, vão reabrir na Irlanda do Norte. Sete dias depois, em 30 de abril, são os cafés e restaurantes que reabrem para serviço ao ar livre, assim como os “garden beers”. Ou seja, haverá uma disparidade grande entre medidas restritivas na Irlanda do Norte e na República da Irlanda.
Isso tem preocupado os governos de ambos os lados, já que muitos irlandeses podem querer ultrapassar a fronteira para “curtir” a reabertura do lado Norte da ilha.
No entanto, o ministro da Saúde da Irlanda do Norte, Robin Swann, alertou que pessoas da República estarão infringindo a lei, segundo informou o jornal Irish Times. “Ainda existem proibições de viagens na República da Irlanda”, disse, ressaltando que viajar para a Irlanda do Norte para um corte de cabelo, por exemplo, seria “uma viagem não essencial para fora dos limites de um condado”.
O presidente do Conselho da British Medical Association, na Irlanda do Norte, Dr. Tom Black, disse que a “maior preocupação” é o “alto risco” de pessoas cruzarem a fronteira para fazer compras uma vez que o varejo não essencial e a hospitalidade fossem reabertos.
“Sabemos disso porque já fizemos isso antes do ano passado e vimos a Lifford Bridge estar muito ocupada com o pessoal de Donegal vindo à Irlanda do Norte para fazer compras na Primark.”
Um dos maiores riscos seria de pessoas que entram por Donegal, já que o condado da República faz divisa com a Irlanda do Norte. A taxa de incidência da doença por lá é a mais alta da Irlanda, com 215 casos a cada 100 mil habitantes.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…