O primeiro caso de coronavírus na ilha da Irlanda foi registrado na Irlanda do Norte. A paciente é uma mulher que voltou da região da Lombardia, no norte da Itália, onde há uma grande epidemia da doença. Ela viajou via Dublin Airport e utilizou o transporte público para chegar até a Belfast, onde está internada no Royal Victoria Hospital. A notícia foi confirmada durante uma reunião da Agência de Saúde Pública do país, que afirmou estar trabalhando para identificar os contatos que a paciente teve.
O HSE criou um hotsite especial só com informações sobre o coronavírus. Lá, o departamento de saúde afirma que o risco de pegar coronavírus na Irlanda ainda é baixo. “A maioria das pessoas pode continuar indo ao trabalho, escola e outros locais públicos, como sempre”, diz o comunicado.
No entanto, eles ressalta que qualquer pessoa que saiba que esteve em contato próximo com um caso confirmado nos últimos 14 dias e apresenta sintomas (tosse, falta de ar, febre) deve ligar para o departamento de emergência (telefone 112 ou 999).
A Irlanda está se preparando para que o vírus não se alastre pela ilha. O ministro da Saúde irlandês, Simon Harris, disse que o jogo do campeonato de rugby Six Nations da Irlanda contra a Itália, em Dublin, no fim de semana de 6 a 8 de março, foi adiado por causa do surto de coronavírus.
Leia também: Como agir em caso de suspeita de coronavírus na Irlanda
Dependendo da situação, a parada do St. Patrick’s Day, que reúne milhares de pessoas na capital irlandesa, também poderá ser cancelada. Uma equipe de especialistas em saúde deve verificar a segurança do desfile. Outros eventos grandes também podem ser revistos com o passar das semanas. Isso está ocorrendo em outros países. Eventos como o Carnaval de Veneza, o Mobile World Congress, em Barcelona, e a conferência anual de desenvolvedores do Facebook, na Califórnia, foram suspensos. A Disney de Tókio suspendeu as atividades em duas semanas por causa do coronavírus.
Os casos de coronavírus no mundo estão aumentando a cada dia. O último relatório confirma que são mais de 83.000 casos da doença COVID-19 confirmados em mais de 50 países, sendo 36.000 pessoas se recuperando. São 2.800 pessoas vítimas fatais, sendo a maioria dos casos ocorridos na China. No resto do mundo, foram registradas 67 mortes, segundo a OMS.
Há novos surtos na Coréia do Sul, Itália e Irã e o primeiro caso confirmado na Nigéria. No Reino Unido foram 19 confirmados. No Brasil, apesar de um caso confirmado, há 132 casos suspeitos e 213 notificações, que pode ter aumentado dependendo do horário que você está lendo esta matéria.
A OMS publicou uma lista de medidas de proteção contra o coronavírus, entre elas estão:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…