Federações de futebol da Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia se uniram para uma possível candidatura dos países para sediar a Copa do Mundo de Futebol FIFA 2030.
A possibilidade da ação conjunta para as cinco nações foi anunciada pela primeira vez em 2018 após a Irlanda não se classificar para sediar o campeonato sozinha.
A ideia de unir os países daria uma abertura maior para retornos comerciais e um estudo de viabilidade está avaliando se o Reino Unido e a Irlanda seguirão em frente, já que os regulamentos da FIFA devem mudar a partir de 2026, com 48 times participando e 80 jogos sendo realizados, precisando, portanto, de mais estádios para a funcionalidade do campeonato.
A principal concorrente para a disputa pela sede da Copa 2030 é a América do Sul. Isso porque existe o desejo de se fazer o campeonato por lá, já que o Uruguai sediou a primeira Copa do Mundo em 1930 e existe todo um sentimento de celebrar o aniversário de 100 anos da primeira Copa no continente sul-americano.
Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, disse já disse que seu governo colocará cerca de € 3 milhões em financiamento para ajudar na avaliação da candidatura conjunta para a Copa do Mundo de 2030.
Os ingleses ficaram queimados na Eurocopa 2020, realizada em 2021, após torcedores daquele país tentarem invadir o estádio de futebol durante um jogo, o que causou tumulto e violência. O episódio foi muito criticado e colocou em risco a continuidade da candidatura britânica/irlandesa para a Copa de 2030.
O vice-primeiro-ministro irlandês, Leo Varadkar, afirmou que, apesar do que houve na Eurocopa, ele segue 100% por trás das negociações para a Copa 2030. “Sinto-me muito encorajado por isso e gostaria muito que a Irlanda fizesse parte disso”, disse, minimizando a ação dos torcedores como “de alguns”.
“É uma minoria e não acho que devemos tentar atingir uma nação inteira ou um conjunto de fãs ou apoio, apenas com base no comportamento do que acredito ser de poucos.”
Se a Copa do Mundo FIFA 2030 ocorrer em solo irlandês, apenas os estádios Croke Park e Aviva poderiam ser usados em competições regulares.
Segundo os requisitos da FIFA, desde 2001, estádios precisam ter capacidade mínima de 40.000 pessoas para receber jogos regulares da Copa. No caso de quarta de final, o número sobe para 60.000. Cerimônias de abertura/encerramento e finais devem ocorrer em estádios para 80.000 pessoas.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…