A Rússia reagiu após a expulsão de diplomatas russos de Dublin pelo governo da Irlanda, na semana passada. Nesta quinta-feira, 7 de abril, foi a vez do governo russo expulsar diplomatas irlandeses de Moscou.
A crise entre os países começou quando em 29 de março, a Irlanda expulsou quatro diplomatas russos suspeitos de serem espiões militares envolvidos na coleta de informações.
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Micheál Martin anunciou a expulsão da Embaixada da Rússia, que fica na Orwell Road, Dublin.
O governo russo respondeu à atitude convidando dois diplomatas irlandeses a se retirarem da Embaixada da Irlanda, em Moscou.
De acordo com o jornal Irish Times, o embaixador irlandês na Rússia, Brian McElduff, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia para ser informado da expulsão.
Em nota, o Departamento de Relações Exteriores disse que não há justificativa para a adoção desta medida. “O staff da Embaixada da Irlanda em Moscou não tem, nem exerce, quaisquer deveres ou funções incompatíveis com o seu estatuto diplomático”, afirma o departamento
A decisão, segundo a Pasta, deixou a Embaixada da Irlanda em Moscou ainda menor, o que “reduzirá significativamente nossa capacidade de fornecer serviços aos nossos cidadãos na Rússia e manter canais diplomáticos de comunicação com a Federação Russa”.
Desde o início da Guerra na Ucrânia, a Irlanda tem se posicionado firme nas críticas e sanções contra a Rússia. Recentemente, em conferência com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Martin reforçou críticas ao governo russo e apoio à Ucrânia. Deputados irlandeses chegaram a pedir a extradição do próprio embaixador russo da Irlanda.
Os cidadãos irlandeses também têm se posicionado nas ruas. Recentemente, um carro chegou a destruir o portão da Embaixada da Rússia em Dublin. A Rússia pediu que o governo irlandês pedisse desculpas formais pelo episódio.
Empresas de combustível também estão negando ser fornecedores da Embaixada.
Antes mesmo da guerra, a Irlanda havia criticado os russos por treinamentos militares em área marítima internacional, próxima de terras irlandesas.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…