Política

Irlanda e Rússia: países entram em tensão após expulsão de diplomatas

A Rússia reagiu após a expulsão de diplomatas russos de Dublin pelo governo da Irlanda, na semana passada. Nesta quinta-feira, 7 de abril, foi a vez do governo russo expulsar diplomatas irlandeses de Moscou.

A crise entre os países começou quando em 29 de março, a Irlanda expulsou quatro diplomatas russos suspeitos de serem espiões militares envolvidos na coleta de informações.

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Micheál Martin anunciou a expulsão da Embaixada da Rússia, que fica na Orwell Road, Dublin.

O governo russo respondeu à atitude convidando dois diplomatas irlandeses a se retirarem da Embaixada da Irlanda, em Moscou.

Continua após a publicidade

Dois diplomatas irlandeses expulsos da Rússia

De acordo com o jornal Irish Times, o embaixador irlandês na Rússia, Brian McElduff, foi convocado pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia para ser informado da expulsão.

Em nota, o Departamento de Relações Exteriores disse que não há justificativa para a adoção desta medida. “O staff da Embaixada da Irlanda em Moscou não tem, nem exerce, quaisquer deveres ou funções incompatíveis com o seu estatuto diplomático”, afirma o departamento

A decisão, segundo a Pasta, deixou a Embaixada da Irlanda em Moscou ainda menor, o que “reduzirá significativamente nossa capacidade de fornecer serviços aos nossos cidadãos na Rússia e manter canais diplomáticos de comunicação com a Federação Russa”.

Crise entre Rússia e Irlanda

Desde o início da Guerra na Ucrânia, a Irlanda tem se posicionado firme nas críticas e sanções contra a Rússia. Recentemente, em conferência com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, Martin reforçou críticas ao governo russo e apoio à Ucrânia. Deputados irlandeses chegaram a pedir a extradição do próprio embaixador russo da Irlanda.

Os cidadãos irlandeses também têm se posicionado nas ruas. Recentemente, um carro chegou a destruir o portão da Embaixada da Rússia em Dublin. A Rússia pediu que o governo irlandês pedisse desculpas formais pelo episódio.

Empresas de combustível também estão negando ser fornecedores da Embaixada.

Antes mesmo da guerra, a Irlanda havia criticado os russos por treinamentos militares em área marítima internacional, próxima de terras irlandesas.

Foto de capa: Pixabay

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024