Dublin entrou em alerta vermelho na madrugada desta quarta-feira devido à tempestade Emma, também conhecida como “Beast from the East”. O centro de meteorologia Met Éireann atualizou o status às 5h desta quarta-feira, 28, com validade até o meio-dia desta quinta-feira, 1 de março, podendo ser estendido.
Além de Dublin, o aviso vale para Kildare, Wicklow, Louth e Meath. Estas são as cidades mais atingidas até agora. Outras seguem com o status laranja e amarelo de perigo. Com o alerta, diversas escolas e instituições da cidade fecharam as portas. Trens e Dublin Bus não vão funcionar nesta quinta-feira. De acordo com a previsão, a neve deve continuar ate sábado.
Veja mais imagens da neve na Irlanda
O acúmulo de neve nas ruas na manhã de quarta-feira chegou a 10 cm de altura e a previsão é que possa chegar a 25 cm. Por isso, os meios de transporte públicos, como Dublin Bus, Luas e Dart estão operando de forma reduzida. O departamento de transporte de Dublin avisou que nenhum trem irá funcionar a partir das 14h de quinta-feira até sexta-feira, quando a situação será atualizada ao meio-dia. O Dublin Bus avisou que a companhia não vai operar na quinta-feira. O Aeroporto de Dublin chegou a suspender as operações pela manhã, mas retomou pouco depois, informando para os passageiros ficarem atentos e em contato com sua companhia aérea, pois muitos voos estão atrasados ou cancelados.
Com o alerta vermelho, muitas escolas não vão abrir para aulas hoje. Segundo escreveu o ministro da Educação, Richard Bruton, em seu Twitter, as instituições tem autonomia de permanecer abertas ou fechadas. Isso vale, também, para as escolas de inglês. Os alunos devem entrar em contato com suas escolas para saber sua situação. Por conta da falta de transportes, porém, a maioria das escolas já avisou que só volta a abrir na segunda-feira.
O alerta vermelho significa que o clima está severo de forma rara, incomum ou perigosa. Ele serve para garantir que as pessoas estejam atentas para se proteger, assim como suas casas. Isso significa permanecer em um local protegido e sair apenas se muito necessário até que o clima esteja propício.
Calçadas escorregadias, tropeços e pequenos acidentes são muitos comuns em condições climáticas semelhantes a que estamos vivenciando esses dias na Irlanda, sobretudo na parte da manhã, quando o gelo da noite nas calçadas começa a derreter, tornando as vias inseguranças. Cautela ao caminhar é recomendável. Evite correr desnecessariamente e utilize calçados com algum tipo de antiderrapante, o que evita escorregões.
Muitos moradores de rua estão sofrendo com a nevasca. O Homeless Dublin, departamento que cuida dos sem-teto, está pedindo para quem flagrar pessoas dormindo nas ruas ou desamparadas no meio da nevasca reportar por meio do link especial para estes casos.
A neve começou forte no fim da tarde de terça-feira, deixando as ruas cobertas de gelo. Em Dublin, ela retornou na madrugada e seguiu intensa durante toda a manhã, quando as temperaturas permaneceram negativas. A expectativa do centro meteorológico Met Éireann é que a tempestade comece a ir embora na quinta-feira, deixando o clima bastante gelado até o fim de semana. A neve pode durar até sábado, quando também começa a chover. As temperaturas sobem no domingo, chegando a 9 graus.
Para quem dirige, a recomendação é ainda mais restritiva, uma vez que as rodovias do país não estão preparadas para condições de neve, tornando as ruas muito escorregadias e perigosas. A RSA – Road Safety Authority possui um documento sobre como evitar acidentes em tais condições. Um dos principais cuidados é com o uso dos freios, que em situação de de gelo podem provocar o deslizamento do carro, impedindo o controle do veículo. Dirigir a uma distância triplicada da normal e manter as luzes altas acessas são medidas importantíssimas para aqueles que não tiverem como evitar as rodovias. No entanto, o alerta é que a situação deve se agravar nesta quinta-feira, então a recomendação é que as pessoas evitem qualquer tipo de exposição após as 16h.
As mudanças climáticas e novos alertas podem ser acompanhados pelos principais jornais da Irlanda, como Irish Times, Irish Mirror e Independent. Outra maneira de ficar informado são as redes sociais oficias do governo e também o departamento de meteorologia Met.ie, que utiliza o Facebook e o Twitter para reportar as principais informações.
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…