Categories: Notícias

Irlanda emite alertas amarelo e laranja para tempestade Lorenzo

O departamento de meteorologia da Irlanda emitiu alertas amarelo e laranja como forma de medir a forma do furacão Lorenzo, que chegará à ilha em forma de tempestade nesta quinta-feira, 3 de outubro. A ideia é prevenir a população de possíveis danos que podem ocorrer nos condados da ilha durante cerca de 24 horas. Todo o país sentirá ventos mais fortes e chuva intensa, mas algumas partes, principalmente na costa sudoeste irlandesa, terão impactos maiores.

Irlanda está dividida entre alertas amarelo e laranja que medem a força da tempestade Lorenzo, que chega quinta-feira à ilha. Foto: Divulgação/Met Eireann

O status laranja (mais forte que o amarelo, mas não chega ao vermelho) é voltado para os condados de Galway, Mayo, Clare, Cork, Kerry e Limerick. Segundo o órgão, ventos atingirão velocidades médias de 65 a 80 km/h, com rajadas de 100 a 130 km/h, que serão mais altas nas regiões costeiras. As tempestades podem produzir inundações nessas regiões. Esse alerta é válido de quinta, 3 outubro, às 18h, até sexta, 4 de outubro, às 3 horas da madrugada.

O restante da Irlanda recebe o status amarelo, com avisos de vento e chuva. Nessas outras áreas, os ventos serão de 50 a 65 km/h com rajadas de 100 km/h, entre quinta, 3 de outubro, 9h, e sexta, 4 de outubro, 6h.

As chuvas serão fortes (acima de 50 mm em partes do oeste e noroeste) e podem resultar em inundações. O aviso amarelo para chuvas é de quinta, 3 de outubro, 9h, até sexta, 4 de outubro, 9h. O Met Éireann seguirá atualizando o status pelo seu site oficial se houver alguma alteração.

Continua após a publicidade

Segundo o Met Éireann, os efeitos da tempestade Lorenzo começarão a ser sentidos na Irlanda a partir da quinta-feira de manhã até a manhã de sexta-feira. Os principais impactos esperados são ventos fortes, queda de árvores e inundações.

Leia também: Instituto meteorológico irlandês se diz preocupado com furacão Lorenzo

Na área costeira da ilha, são esperadas ondas altas, especialmente ao longo das costas oeste e sul. Os níveis dos rios já estão elevados em todo o país, e as chuvas podem levar a inundações, especialmente em partes das regiões centrais e oeste.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024