Categories: Notícias

Irlanda emite alertas amarelo e laranja para tempestade Lorenzo

O departamento de meteorologia da Irlanda emitiu alertas amarelo e laranja como forma de medir a forma do furacão Lorenzo, que chegará à ilha em forma de tempestade nesta quinta-feira, 3 de outubro. A ideia é prevenir a população de possíveis danos que podem ocorrer nos condados da ilha durante cerca de 24 horas. Todo o país sentirá ventos mais fortes e chuva intensa, mas algumas partes, principalmente na costa sudoeste irlandesa, terão impactos maiores.

Irlanda está dividida entre alertas amarelo e laranja que medem a força da tempestade Lorenzo, que chega quinta-feira à ilha. Foto: Divulgação/Met Eireann

O status laranja (mais forte que o amarelo, mas não chega ao vermelho) é voltado para os condados de Galway, Mayo, Clare, Cork, Kerry e Limerick. Segundo o órgão, ventos atingirão velocidades médias de 65 a 80 km/h, com rajadas de 100 a 130 km/h, que serão mais altas nas regiões costeiras. As tempestades podem produzir inundações nessas regiões. Esse alerta é válido de quinta, 3 outubro, às 18h, até sexta, 4 de outubro, às 3 horas da madrugada.

O restante da Irlanda recebe o status amarelo, com avisos de vento e chuva. Nessas outras áreas, os ventos serão de 50 a 65 km/h com rajadas de 100 km/h, entre quinta, 3 de outubro, 9h, e sexta, 4 de outubro, 6h.

As chuvas serão fortes (acima de 50 mm em partes do oeste e noroeste) e podem resultar em inundações. O aviso amarelo para chuvas é de quinta, 3 de outubro, 9h, até sexta, 4 de outubro, 9h. O Met Éireann seguirá atualizando o status pelo seu site oficial se houver alguma alteração.

Continua após a publicidade

Segundo o Met Éireann, os efeitos da tempestade Lorenzo começarão a ser sentidos na Irlanda a partir da quinta-feira de manhã até a manhã de sexta-feira. Os principais impactos esperados são ventos fortes, queda de árvores e inundações.

Leia também: Instituto meteorológico irlandês se diz preocupado com furacão Lorenzo

Na área costeira da ilha, são esperadas ondas altas, especialmente ao longo das costas oeste e sul. Os níveis dos rios já estão elevados em todo o país, e as chuvas podem levar a inundações, especialmente em partes das regiões centrais e oeste.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025