Irlanda endurece “quarentena” e fecha pubs e casas noturnas

Após o governo irlandês anunciar na quinta-feira o fechamento de escolas e instituições culturais, além de cancelar a programação do St. Patrick’s Festival e outros eventos, muita gente ignorou os pedidos para se manterem isoladas por conta do surto do coronavírus. O governo acabou anunciando uma nova medida mais rígida, ordenando o fechamento de pubs e casas noturnas com o intuito de frear o surto. Só em Dublin existem mais de 770 pubs. Na Irlanda são um total de 7.000.

Temple Bar permanceu aberto no primeiro fim de semana de “quarentena” proposta pelo governo irlandês. Foto: Alpegor | Dreamstime

Após discussões com a Licensed Vintners Association (LVA) e a Vintners Federation of Ireland (VFI), o governo irlandês emitiu uma ordem para que todos os pubs e clubes na Irlanda fechem. A medida começou a partir da meia-noite de domingo, 15 de março.

O comunicado oficial, emitido pelo Departamento do Taoiseach (primeiro-ministro irlandês) afirma que casas noturnas e bares (incluindo aqueles localizados em hotéis) fechem até pelo menos o dia 29 de março. “O governo também está pedindo a todos os membros do público que não organizem ou participem de festas em casas particulares ou outros locais que colocariam em risco a saúde de outras pessoas”, diz a nota.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19 na Irlanda

Continua após a publicidade

O governo acredita que a medida é essencial e que o “comportamento imprudente de alguns membros do público em determinados bares na noite passada” foi o motivo para que a decisão fosse tomada antes do dia 17, quando se celebra o St. Patrick’s Day. No fim de semana, a região do Temple Bar estava com vários pubs abertos e muitas pessoas nas ruas, não respeitando a gravidade da situação.

O ministro da Saúde da Irlanda, Simon Harris, afirmou que a situação de pubs e ruas lotadas, divulgada em vídeo nas redes sociais, era um “insulto” aos esforços de enfermeiros e médicos que trabalham para se preparar para uma pandemia. “Não muito longe daqui, enfermeiros e médicos estão trabalhando para se preparar para o impacto de uma pandemia global. Todo mundo está trabalhando 24/7. Isso é um insulto aos seus esforços. Há conselhos muito claros de saúde pública. Siga isso”, disse.

O governo afirmou que seguirá monitorando a situação e que tomará “quaisquer outras medidas diferentes ou que possam ser necessárias no futuro”.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Para onde viajar em novembro para o exterior?

Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…

4 de novembro de 2024

Plataformas de investimento online: as melhores em 2024

As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…

4 de novembro de 2024

O que é Movember: por que deixar o bigode crescer em novembro?

Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…

3 de novembro de 2024

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024