A Irlanda está prestes a se tornar o país com a maior taxa de obesidade da Europa. De acordo com pesquisas, os homens já possuem o maior índice de massa corporal no continente, enquanto as mulheres irlandesas ocupam a terceira posição.
De acordo com um estudo divulgado em abril desse ano pela Imperial College London, um quinto da população obesa mundial vive na Irlanda e outros países de língua inglesa, como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos, totalizando 118 milhões de pessoas.
Obviamente, esse é um ranking do qual não se pode ter muito orgulho de estar no topo. Afinal, obesidade está diretamente ligada a uma série de problemas de saúde, como diabetes, doenças do coração, entre outras.
E é aí que também entramos naquele velho debate se o intercâmbio engorda ou não. É claro que isso varia muito, de acordo com o metabolismo de cada pessoa, mas há alguns fatos que podem contribuir para se ganhar uns quilinhos a mais aqui na Irlanda.
O principal exemplo é a alimentação, já que pães, batatas e outros carboidratos fazem parte da cultura irlandesa, que acabamos aderindo por aqui. Isso sem falar nas nada saudáveis comidas congeladas e nos enlatados, que acabam sendo opção pra quem não sabe cozinhar ou precisa economizar, considerando que são mais baratos que alimentos frescos. Outro fator que interfere, e bastante, na balança, é o clima. Na Irlanda faz frio praticamente nove meses por ano, o que estimula o apetite e ao mesmo tempo reduz a coragem de sair para fazer exercícios físicos.
Como acabamos de mencionar, nem sempre a Irlanda tem um clima favorável à prática de esportes ao ar livre. Mesmo assim, dá para aproveitar os meses de primavera e verão, ou seja, entre maio e início de setembro.
Entre as opções de atividades outdoor, estão corrida, ciclismo, além das academias ao ar livre, espalhadas tanto pelo litoral norte quanto o sul. Para os nadadores mais experientes, por exemplo, que tal nadar em mar aberto? As áreas de Seapoint e Sandycove são bem comuns para essa prática e dá para queimar boas calorias.
Para os fãs de academia ou quem está pensando em se matricular em uma para entrar em forma, a boa notícia é que não faltam opções em Dublin, sendo que, inclusive, algumas ficam abertas 24 horas por dia, assim não dá para utilizar a falta de tempo como desculpa para não se exercitar. Para quem quiser saber mais sobre o tema e conhecer opções, a Jess conta nesse vídeo como funcionam as academias em Dublin.
E se você não suporta academia, mas quer fazer uma atividade física diferente e que ajude a queimar calorias, uma boa sugestão são as acrobacias aéreas. Esta modalidade vem crescendo no país e há diversos estúdios que oferecem aulas. Nós já abordamos o tema com mais detalhes em um post aqui no E-Dublin.
Outra opção diferente e que também pode ser uma oportunidade para fazer novos amigos é frequentar aulas de dança. Inclusive, há grupos de brasileiros que dão aulas gratuitas de forró na cidade. E aí, está esperando o quê?
Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Com a aproximação das Eleições Gerais de 2024, uma organização dedicada ao bem-estar animal lançou…
Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por aqui…
Você conhece os cães de raça da Irlanda? Sim, algumas raças de cachorros têm suas…
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…