Enquanto o Brasil é notícia mundo afora com a devastação da Amazônia — com 3.750 quilômetros quadrados de selva desaparecendo desde o início de 2022 — alguns países têm mostrado que é possível plantar mais árvores do que cortá-las.
De acordo com uma pesquisa realizada pela University of Maryland and WRI (World Resources Institute), 36 países apontaram no crescimento de suas florestas em 20 anos (2000 a 2020).
Ao todo, 130,9 milhões de hectares de terra ganharam cobertura florestal, uma área maior que o Peru. Entre os países destacados estão nações da Ásia, Europa e África. Na América do Sul, apenas o Uruguai entrou na lista.
Países europeus, incluindo Irlanda, Polônia, Dinamarca e Holanda, tiveram alguns dos maiores aumentos. A Europa tem mais cobertura florestal agora do que no ano 2000 – um aumento líquido de 6 milhões de hectares.
Na Ásia, incluem-se os países Tajiquistão, Quirguistão, Bangladesh, Índia e Paquistão.Na África, os ganhos foram encontrados no Sudão, Sudão do Sul, Marrocos e Argélia.
Três países têm dados dicotômicos: Rússia, Canadá e Estados Unidos compreendem mais da metade do ganho mundial de árvores por área, em 68 milhões de hectares coletivamente. No entanto, todos os três países perderam mais cobertura de árvores do que ganharam entre 2000 e 2020.
O Brasil ganhou as manchetes de jornais irlandeses e internacionais sobre a devastação da Amazônia.
A RTÉ, aglomerado de mídia na Irlanda, afirmou que “a maior floresta tropical do mundo na região amazônica do Brasil sofreu níveis recordes de desmatamento durante o primeiro semestre deste ano”, indicando dados do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Foram 3.750 quilômetros quadrados de selva que desapareceram desde o início de 2022.
A agência Reuters destacou que o desmatamento é um perigo para o meio ambiente global. “A Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, contém grandes quantidades de carbono, que é liberado à medida que as árvores são destruídas, aquecendo a atmosfera e provocando mudanças climáticas.”
O Financial Times relembrou o assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira, dizendo que o “Brasil está deixando a floresta amazônica virar terra sem lei”.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…