O Revenue, agência do governo irlandês responsável pela taxação dos impostos (equivalente à nossa Receita Federal no Brasil), anunciou que a partir de janeiro deste ano você pode dizer adeus aos formulários trabalhistas P30, P45 e P60. Isso acontece porque a partir de agora todo o processo de taxação dos impostos será realizado online, podendo ser acompanhado em tempo real.
O formulário P30 é utilizado pelos empregadores para informar o valor total coletado de imposto do trabalhador durante um determinado período de tempo. O P45 é uma declaração do pagamento e deduções de um funcionário para o ano até a data em que ele sai do emprego. Já o P60 é uma declaração emitida a todos os contribuintes no final de um ano fiscal. O documento detalha todos os impostos que você pagou no ano fiscal.
De acordo com o Revenue, essa iniciativa tem como objetivo garantir que a quantia certa seja coletada no momento certo dos funcionários. Outra vantagem que essa mudança proporciona aos empregados é o recebimento dos benefícios e isenções fiscais em um prazo mais curto.
O envio de dados em tempo real deve beneficiar também mais de 250 mil trabalhadores que possuem múltiplos empregos na Irlanda. Afinal, a nova medida vai evitar que estes profissionais paguem o imposto errado e também que obtenham o reembolso de créditos e benefícios rapidamente.
Enquanto a modernização do sistema do Revenue traz benefícios aos trabalhadores, alguns empregadores têm reclamado que esta novidade pode incorrer em custos adicionais para as empresas. Afinal, nem todos têm a tecnologia necessária para fornecer informação em tempo real.
Na Irlanda, toda pessoa devidamente empregada paga imposto de renda pelo sistema PAYE, sigla para pay as you earn, ou seja, você paga seus impostos conforme vai recebendo o seu salário. Assim, o empregador deduz o imposto diretamente do se salário e direciona o valor para o Revenue.
Para acompanhar todas as suas informações fiscais é importante se cadastrar no portal do Revenue. Para isso, você vai precisar das seguintes informações:
– número de PPS
– data de nascimento
– número de telefone
– e-mail
– endereço na Irlanda
Vale destacar que após realizar o cadastro no portal você não terá acesso imediato. Você precisa aguardar o recebimento pelos correios da senha para acesso ao site. Com a senha em mãos, você poderá solicitar todos os serviços do órgão diretamente pelo website, como por exemplo: solicitação de reembolso de imposto pago, acompanhamento dos seus extratos, registro de automóveis, etc.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…