Categories: Tipos de Visto

Irlanda muito além do visto de estudante

Muitos de nós saímos do Brasil para fazer intercâmbio com a ideia de passarmos apenas alguns meses fora, visando aprimorar o inglês e então voltar para casa. Entretanto, somos surpreendidos pelas mudanças da vida e decidimos ficar um pouco mais. Quando nos damos conta, já estamos longe de casa há alguns anos.

Se você se enquadra nessa situação e não possui cidadania europeia, certamente vive se perguntando quais são as reais opções para permanecer mais tempo na Irlanda sem a necessidade de frequentar as aulas de inglês ou encarar um curso universitário.

Visto de trabalho

Foto: Shutterstock

Sem dúvida, o sonho de muitos estudantes, mesmo antes de embarcar no intercâmbio, é conseguir trabalhar na sua área de formação durante a temporada de estudos no exterior.

Nesse aspecto, profissionais da área de TI têm certa vantagem na Irlanda, já que o país é sede das principais companhias do setor. Mas claro que mesmo possuindo formação nessa área, nada garante que será fácil encontrar um emprego por aqui.

Continua após a publicidade

Para profissionais de outras setores que querem aplicar para o visto de trabalho, chamado de general employment permit, vale consultar a lista do governo com as carreiras elegíveis – também vale verificar a relação de empregos que não qualificam à aplicação para o work permit.

Como nós já abordamos aqui no E-Dublin anteriormente, para aplicar para o work permit é necessário receber uma proposta de trabalho cujo salário mínimo anual seja de 30 mil euros, sendo aceitas algumas exceções, com o mínimo anual de 27 mil euros. A taxa para obtenção do visto de seis meses custa 500 euros e para até dois anos o preço sobre para 1000 euros.

Visto de residência

Foto: Shutterstock

Quem mora na Irlanda há mais de cinco anos pode aplicar para o visto de residência permanente no país. Mas, como a vida não é tão fácil assim, infelizmente estudantes portadores do visto stamp 2 não se enquadram nessa regra.

Ela é válida apenas para não-europeus que possuem visto de trabalho ou então são casados com cidadãos europeus ou irlandeses. Quem for bem sucedido nessa aplicação, recebe um visto stamp 4 válido por cinco anos.

Casa comigo?

Foto: Shutterstock

Encontrou o amor da sua vida durante o intercâmbio e ele é irlandês ou europeu? Pois a união perante o casamento lhe dá o direito ao visto stamp 4, que permite trabalhar período full time, abrindo as portas do mercado de trabalho.

Como já abordamos em outras matérias, o processo de naturalização por casamento demora cinco anos, portanto, até lá você será apenas um estrangeiro casado com um irlandês.

Lembramos também que o governo irlandês está de olho nos casamentos por conveniência e fechando o cerco contra a imigração ilegal através dessa prática.

De facto relationship

Nesse caso, o visto stamp 4 é concedido a não europeus que estejam em um relacionamento estável com um irlandês ou europeu por um período igual o superior a dois anos.

Para isso, é necessário comprovar que vocês estão juntos por esse período, sendo necessário montar um verdadeiro dossiê com fotos, e-mails, passagens aéreas, comprovantes de aluguel, contas conjuntas, ou qualquer outra evidência que vocês morem juntos.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens de destaque via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Organização lança manifesto para melhorar o bem-estar de cães na Irlanda

Com a aproximação das Eleições Gerais de 2024, uma organização dedicada ao bem-estar animal lançou…

24 de novembro de 2024

Leis rigorosas controlam número de cães na Irlanda

Quem já está há um tempinho vivendo na Irlanda, pode ter percebido que por aqui…

24 de novembro de 2024

6 cães de raça da Irlanda para você conhecer

Você conhece os cães de raça da Irlanda? Sim, algumas raças de cachorros têm suas…

24 de novembro de 2024

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024