O novo vírus semelhante à gripe, que já matou 26 pessoas na China e está apavorando boa parte do mundo, não chegou à Irlanda, e as chances de chegar são baixas. Segundo o Health Service Executive (HSE) — departamento de saúde do governo irlandês — nenhum relato ou casos suspeitos foram sequer relatados. Na Irlanda do Norte, um paciente foi testado e recebeu a vacina.
O vírus letal atingiu duas pessoas em Paris e mais uma em Bordeaux, mas países como a Irlanda não têm voos diretos para Wuhan, a cidade chinesa onde o vírus se originou. Apesar disso, o alerta é importante, já que surtos estão ocorrendo na China e a evolução de uma epidemia pode ser rápida.
Leia também: Como a mudança de país pode interferir na sua saúde
Conhecido como nCoV-2019, o coronavírus apareceu pela primeira vez em Wuhan no final de dezembro e já foram detectados casos em oito países asiáticos e nos EUA. Até agora, matou 80 pessoas e infectou mais de 2000. Os sintomas são semelhantes à síndrome respiratória aguda grave como febre, tosse seca e falta de ar.
Por ser parecido com uma gripe, qualquer pessoa com infecção respiratória que tenha passado por Wuhan nos últimos 14 dias ou tenha estado em contato próximo com alguém que tenha o vírus pode ser classificada como um possível caso.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) não classificou o vírus como uma “emergência internacional” por enquanto, mas diz que isso ainda pode acontecer.
Na Inglaterra, 52 pessoas foram examinadas, mas todos os testes tiveram resultados negativos. Os médicos estão recomendando o uso de máscaras em locais onde há concentração de muitas pessoas, como aeroportos.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…