A corrida por uma estatueta do Oscar já começou. Os indicados ao prêmio em 2022 foram divulgados na terça-feira, 8 de fevereiro, e o burburinho sobre quem vai ganhar nas principais categorias já está rolando nas mais diferentes esferas da internet.
Já sabemos que nenhum dos indicados tem relação com o Brasil, infelizmente, mas será que a ilha da Irlanda terá representantes nesta edição?
Simmm!!! Ator, atriz, diretor e músico estão entre os irlandeses e norte-irlandeses indicados neste ano, além da principal categoria melhor filme ter um exemplar bem irlandês entre eles, Belfast, com sete indicações.
Vamos a elas.
O longa Belfast está entre os filmes com mais indicações ao Oscar 2022. Foram sete: melhor filme, melhor diretor, melhor atriz coadjuvante, melhor ator coadjuvante, melhor som, melhor roteiro e melhor canção.
Kenneth Branagh, diretor do filme, é norte-irlandês e também é conhecido pelos seus papéis como ator.
Ciarán Hinds, que concorre ao prêmio de melhor ator coadjuvante, também é norte-irlandês. Judith Dench, que concorre como atriz coadjuvante, é britânica, mas vive uma irlandesa no filme e já atuou em outras produções como tal.
A música Down to Joy, escrita pelo norte-irlandês Van Morrison, concorre como melhor canção.
Você pode assistir o longa Belfast na Amazon Prime.
Leia também: Curta produzido por brasileiros é selecionado para Dublin Film Festival
Quem se encantou com o longa A Filha Perdida, da Netflix, pode nem ter reparado, mas a personagem de Leda, quando jovem, é interpretada por uma atriz irlandesa de Killarney, cidade localizada no condado de Kerry, no sul da Irlanda.
Jessie Buckley concorre ao Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel, fazendo dobradinha com Olivia Colman, a inglesa que interpreta a mesma personagem mais velha e que foi indicada ao prêmio de melhor atriz.
Jessie é cantora, além de atriz, e iniciou sua carreira em 2016, na BBC, seguido por diversos filmes como Judy: Muito Além do Arco-Íris e séries como Chernobyl e Fargo.
O Oscar 2022 vai ao ar em 27 de março.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…