Irlanda oferece suporte aos trabalhadores afetados pelo coronavírus

Com o surto de coronavírus no mundo, muitas empresas estão fechando as portas por algum tempo ou diminuindo o ritmo de trabalho. Sendo assim, muitos trabalhadores acabam sendo afetados. O The Department of Employment Affairs and Social Protection (Departamento de Assuntos Trabalhistas e Proteção Social) irlandês está introduzindo medidas para fornecer suporte aos afetados financeiramente pelo Covid-19.

Trabalhadores que vão perder horas, dias ou semanas de trabalho por conta do coronavírus poderão ter auxílio do Departamento de Assuntos Trabalhistas e Proteção Social da Irlanda. Foto: Pxhere

Na Irlanda, boa parte da mão de obra é feita por contrato de horas, ou seja, só recebe o salário pelo tempo trabalhado. São elas que podem ser mais afetadas com a política de diminuição de ritmo das empresas já que, deixando de trabalhar, não recebem. Estamos falando de staff de restaurantes, hotéis, empresas de buffet, entre outros tipos de serviços. Segundo o Welfare.ie, estudantes que trabalham 20 horas semanais têm o direito de receber o auxílio do governo.

Selecionamos alguns tópicos para entender como funciona e quem tem direito de receber o auxílio.

O que é o COVID-19 Unemployment Payment

Esse novo pagamento estará disponível para todos os funcionários e trabalhadores independentes que perderam o emprego devido a uma desaceleração da atividade econômica causada pela pandemia do Covid-19.

Continua após a publicidade

O pagamento tem um formulário de inscrição simples de uma página e será pago por um período de 6 semanas, com um pagamento fixo de € 350 por semana para os candidatos a emprego. Ele foi projetado para fornecer rapidamente um pagamento de bem-estar social aos desempregados e fornecer segurança de renda durante esse período de seis semanas.

Leia também: Serviços para imigrantes seguem funcionando na Irlanda

Taxas de Pagamento

Montante pago semanalmente vai depender de salário recebido e taxas pagas ao governo. Foto: Pxhere

A taxa fixa para este pagamento é de € 203 pagos por um período de 6 semanas. É equivalente à taxa de pagamento do candidato a emprego. Durante esse período de seis semanas, a pessoa deverá preencher e devolver um formulário completo de candidato a emprego.

Leia também: Coronavírus: 10 motivos para não entrar em pânico

Como aplicar para o seguro

Você tem duas formas de se cadastrar para receber o auxílio. É possível fazer o download do formulário e imprimir para enviar por correspondência.  Ele também está disponível nos Post Offices (Correios da Irlanda) gratuitamente. O envio deve ser feito endereçado ao PO BOX 12896 e também é gratuito.

Outra forma é fazer o cadastro online por meio do site MyWelfare. Basta fazer um cadastro, logar no site e preencher todas as indicações no local apropriado.

Autoisolamento por coronavírus

O atual período de espera de seis dias para o benefício de doença não se aplicará a qualquer pessoa que apresente COVID-19 (coronavírus) ou esteja em autoisolamento clinicamente necessário. O trabalhador vai receber o auxílio durante o autoisolamento médico ou durante toda a ausência de trabalho após um diagnóstico confirmado de COVID-19.

O governo pediu a todos os empregadores para que apoiem os objetivos nacionais de saúde pública, continuando, no mínimo, a pagar aos funcionários que não podem comparecer ao trabalho devido à doença Covid-19 ou ao autoisolamento a diferença entre a taxa aprimorada de benefícios por doença e seus salários normais.

Alta demanda de pedidos

Análise de solicitações do governo estão demorando por conta da alta demanda de pedidos. Foto: Pxhere

The Department of Employment Affairs and Social Protection (Departamento de Assuntos Trabalhistas e Proteção Social) está com um aumento sem precedentes de reivindicações de apoio à renda. Assim, o departamento soltou uma nota dizendo que não está medindo esforços para processar a aplicação de pessoas que perdem seus empregos ou estão em período curto devido ao COVID-19.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19 na Irlanda

O departamento implementou uma série de contingências para lidar com o impacto do COVID-19 e inclui pessoal trabalhando no fim de semana, horas extras e um número significativo de funcionários sendo remanejados para áreas prioritárias para responder a aumentos nas solicitações de candidatos a emprego.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Tempestade Éowyn deve afetar a irlanda com ventos fortes, chuva e neve nesta quinta-feira

O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…

21 de janeiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’: cinema de Dublin tem 5 sessões esgotadas para o filme e promove evento extra

O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…

21 de janeiro de 2025

Morar na Austrália: vistos, planejamento e cidades para viver em 2025

Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…

21 de janeiro de 2025

Intercâmbio no Canadá: guia completo de planejamento (2025)

Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…

20 de janeiro de 2025

Bolsa de estudos na Irlanda 2025: vagas abertas para mestrado e doutorado

O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…

19 de janeiro de 2025

Faculdade de graça na Irlanda: vagas abertas (2025)

Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…

19 de janeiro de 2025