Irlanda oferece suporte aos trabalhadores afetados pelo coronavírus

Com o surto de coronavírus no mundo, muitas empresas estão fechando as portas por algum tempo ou diminuindo o ritmo de trabalho. Sendo assim, muitos trabalhadores acabam sendo afetados. O The Department of Employment Affairs and Social Protection (Departamento de Assuntos Trabalhistas e Proteção Social) irlandês está introduzindo medidas para fornecer suporte aos afetados financeiramente pelo Covid-19.

Trabalhadores que vão perder horas, dias ou semanas de trabalho por conta do coronavírus poderão ter auxílio do Departamento de Assuntos Trabalhistas e Proteção Social da Irlanda. Foto: Pxhere

Na Irlanda, boa parte da mão de obra é feita por contrato de horas, ou seja, só recebe o salário pelo tempo trabalhado. São elas que podem ser mais afetadas com a política de diminuição de ritmo das empresas já que, deixando de trabalhar, não recebem. Estamos falando de staff de restaurantes, hotéis, empresas de buffet, entre outros tipos de serviços. Segundo o Welfare.ie, estudantes que trabalham 20 horas semanais têm o direito de receber o auxílio do governo.

Selecionamos alguns tópicos para entender como funciona e quem tem direito de receber o auxílio.

O que é o COVID-19 Unemployment Payment

Esse novo pagamento estará disponível para todos os funcionários e trabalhadores independentes que perderam o emprego devido a uma desaceleração da atividade econômica causada pela pandemia do Covid-19.

Continua após a publicidade

O pagamento tem um formulário de inscrição simples de uma página e será pago por um período de 6 semanas, com um pagamento fixo de € 350 por semana para os candidatos a emprego. Ele foi projetado para fornecer rapidamente um pagamento de bem-estar social aos desempregados e fornecer segurança de renda durante esse período de seis semanas.

Leia também: Serviços para imigrantes seguem funcionando na Irlanda

Taxas de Pagamento

Montante pago semanalmente vai depender de salário recebido e taxas pagas ao governo. Foto: Pxhere

A taxa fixa para este pagamento é de € 203 pagos por um período de 6 semanas. É equivalente à taxa de pagamento do candidato a emprego. Durante esse período de seis semanas, a pessoa deverá preencher e devolver um formulário completo de candidato a emprego.

Leia também: Coronavírus: 10 motivos para não entrar em pânico

Como aplicar para o seguro

Você tem duas formas de se cadastrar para receber o auxílio. É possível fazer o download do formulário e imprimir para enviar por correspondência.  Ele também está disponível nos Post Offices (Correios da Irlanda) gratuitamente. O envio deve ser feito endereçado ao PO BOX 12896 e também é gratuito.

Outra forma é fazer o cadastro online por meio do site MyWelfare. Basta fazer um cadastro, logar no site e preencher todas as indicações no local apropriado.

Autoisolamento por coronavírus

O atual período de espera de seis dias para o benefício de doença não se aplicará a qualquer pessoa que apresente COVID-19 (coronavírus) ou esteja em autoisolamento clinicamente necessário. O trabalhador vai receber o auxílio durante o autoisolamento médico ou durante toda a ausência de trabalho após um diagnóstico confirmado de COVID-19.

O governo pediu a todos os empregadores para que apoiem os objetivos nacionais de saúde pública, continuando, no mínimo, a pagar aos funcionários que não podem comparecer ao trabalho devido à doença Covid-19 ou ao autoisolamento a diferença entre a taxa aprimorada de benefícios por doença e seus salários normais.

Alta demanda de pedidos

Análise de solicitações do governo estão demorando por conta da alta demanda de pedidos. Foto: Pxhere

The Department of Employment Affairs and Social Protection (Departamento de Assuntos Trabalhistas e Proteção Social) está com um aumento sem precedentes de reivindicações de apoio à renda. Assim, o departamento soltou uma nota dizendo que não está medindo esforços para processar a aplicação de pessoas que perdem seus empregos ou estão em período curto devido ao COVID-19.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre o COVID-19 na Irlanda

O departamento implementou uma série de contingências para lidar com o impacto do COVID-19 e inclui pessoal trabalhando no fim de semana, horas extras e um número significativo de funcionários sendo remanejados para áreas prioritárias para responder a aumentos nas solicitações de candidatos a emprego.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025

Ciclistas na Irlanda: regras para pedalar com segurança no país

Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…

31 de março de 2025

Imigrantes na Irlanda maior taxa de emprego do que nativos, mas vivem mais na pobreza

Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…

28 de março de 2025

Moradores da Irlanda são alertados sobre agressividade das gaivotas na temporada de nidificação

Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…

27 de março de 2025

‘Horário de verão’ na Irlanda começa no domingo, 30 de março de 2025

O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…

27 de março de 2025