As Paraolimpíadas de Tóquio 2020, que começam nesta terça-feira, 23 de agosto, terão 29 atletas irlandeses, representando a Irlanda em nove categorias esportivas diferentes (veja mais abaixo).
A Irlanda participa das Paraolimpíadas desde 1960, quando faturou duas medalhas de ouro já em sua estreia junto com outros 22 países, ficando em 12º lugar.
Em um total de 15 participações, faturou 226 medalhas, sendo 66 ouro, 66 prata e 84 bronze.
Entre os participantes que representam a Irlanda nas Paraolimpíadas de Tóquio, Jason Smyth está entre os destaques. Frequentemente ele é referido como o mais rápido atleta paraolímpico do planeta.
Smyth fez história em 2010, quando foi classificado para a semifinal dos 100 metros no campeonato europeu, categoria T13. O atleta possui a doença de Stargardt, distrofia hereditária que afeta a visão central.
Outro atleta que promete chamar a atenção nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio é Michael McKillop, na corrida de meia-distância, competindo nos 1.500 metros, categoria T37. Ele possui paralisia cerebral leve e tem ganho medalhas paraolímpicas desde 2008.
Niamh McCarthy é arremessadora de discos e estreou nas Paraolimpíadas de 2016, no Rio, onde foi medalhista de prata. Ela é considerada uma das melhores arremessadoras de disco do mundo.
Leia também: Irlanda nas Olimpíadas: país conquista quatro medalhas e 39ª posição
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…