Todas as vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca, programadas para serem aplicadas nesta terça-feira, 13 de abril, na Irlanda, foram pausadas.
A decisão foi tomada após o National Immunisation Advisory Committee (Comitê Consultivo Nacional de Imunização — NIAC) ter recomendado a restrição da vacina para maiores de 60 anos por problemas de coagulação sanguínea identificados em pacientes que receberam a dose.
A recomendação também vale para pessoas com condições médicas com risco muito alto ou doença.
Milhares de vacinas estavam programadas para serem aplicadas, mas horários deverão ser reagendados.
Segundo o comitê, embora a coagulação sanguínea seja uma condição extremamente rara, “deve-se considerar o fato de que existe um risco muito alto de morte”.
A decisão sobre a aplicação das vacinas AstraZeneca está sendo discutida por médicos e especialistas na Irlanda. A preocupação é com o atraso na administração das doses e o temor dos irlandeses na hora de se vacinar, querendo, por exemplo, escolher qual tipo de vacina tomar.
Em entrevista à RTÈ, a médica Mary Favier, que integra o National Public Health Emergency Team (NPHET), órgão de saúde pública emergencial da Irlanda, afirmou que os benefícios da vacina AstraZeneca ainda superam os riscos.
“O risco da Covid ainda é maior do que qualquer risco da vacina e a vacinação é muito importante para nos livrar dessas restrições”, disse ela.
Segundo ela disse, a própria Covid tem um alto risco de causar coagulação sanguínea e os pacientes são mais propensos a ter um coágulo sanguíneo em uma longa viagem de avião ou ao tomar pílula anticoncepcional por uma semana.
Leia também: Vacina na Irlanda: como anda o processo de imunização
Dados publicados pelo governo irlandês mostram que, até o último domingo, 11 de abril, 314.216 pessoas foram totalmente vacinadas, ou seja, receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e estão imunizadas contra a doença.
A aplicação de primeiras doses somam 749.450 vacinas, totalizando 1,06 milhão de vacinas distribuídas.
Vacinas distribuídas:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…