O governo irlandês está planejando um corredor de trem urbano (light rail) para Cork City. O projeto tem como base o Luas, trem urbano de Dublin, e sua rota deve percorrer 17 km entre o leste e o oeste da cidade.
O “light rail” está presente no Cork Area Strategic Plan (CASP), um plano estratégico conjunto que enumera uma série de propostas de desenvolvimento para a cidade e o condado de Cork.
“O objetivo geral é permitir que a Área Metropolitana de Cork consolide o uso do solo e o transporte ao longo de um corredor de transporte público de alta frequência e alta capacidade”, resume o projeto.
Até agora, o projeto ainda está no papel. O National Transport Authority (NTA), autoridade do transporte público da Irlanda, afirmou que a rota oficial do trem urbano de Cork, que deveria ser anunciada no final deste ano, deverá ser oficializada no início do ano que vem.
No entanto, uma rota prévia já foi divulgada e mostra a linha de trem passando próximo às universidades da área metropolitana de Cork, com 25 paradas.
Além disso, a previsão é de que 46 milhões de viagens sejam feitas por ano e 27 trens operem com cinco minutos de frequência e duração máxima de viagem (de uma ponta a outra) de 47 minutos.
O projeto deve ter custo total de 1 bilhão de euros. De acordo com o EchoLive, até agora já foram gastos € 1,7 milhão. O projeto está presente no Budget 2023.
Ainda não há data para a finalização do projeto e o início da operação do trem urbano em Cork, mas a estratégica faz parte do Project Ireland 2040, que reúne inúmeros projetos para serem criados e finalizados até o ano proposto.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…