Notícias

Irlanda planeja corredor de trem urbano (Luas) para Cork

O governo irlandês está planejando um corredor de trem urbano (light rail) para Cork City. O projeto tem como base o Luas, trem urbano de Dublin, e sua rota deve percorrer 17 km entre o leste e o oeste da cidade.

O “light rail” está presente no Cork Area Strategic Plan (CASP), um plano estratégico conjunto que enumera uma série de propostas de desenvolvimento para a cidade e o condado de Cork.

“O objetivo geral é permitir que a Área Metropolitana de Cork consolide o uso do solo e o transporte ao longo de um corredor de transporte público de alta frequência e alta capacidade”, resume o projeto.

Rota será lançada oficialmente em 2023

Rota provisória do “Luas” em Cork mostra trem urbano passando pelas principais universidades da região metropolitana. Imagem: Divulgação

Até agora, o projeto ainda está no papel. O National Transport Authority (NTA), autoridade do transporte público da Irlanda, afirmou que a rota oficial do trem urbano de Cork, que deveria ser anunciada no final deste ano, deverá ser oficializada no início do ano que vem.

Continua após a publicidade

No entanto, uma rota prévia já foi divulgada e mostra a linha de trem passando próximo às universidades da área metropolitana de Cork, com 25 paradas.

Além disso, a previsão é de que 46 milhões de viagens sejam feitas por ano e 27 trens operem com cinco minutos de frequência e duração máxima de viagem (de uma ponta a outra) de 47 minutos.

Trem urbano de Cork está presente no plano da Irlanda para 2040

Trem urbano de Cork deve custar 1 bilhão de euros. Imagem: divulgação

O projeto deve ter custo total de 1 bilhão de euros. De acordo com o EchoLive, até agora já foram gastos € 1,7 milhão. O projeto  está presente no Budget 2023.

Ainda não há data para a finalização do projeto e o início da operação do trem urbano em Cork, mas a estratégica faz parte do Project Ireland 2040, que reúne inúmeros projetos para serem criados e finalizados até o ano proposto.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025