Notícias

Irlanda pode reintroduzir animais selvagens para conter população de veados

Estudiosos e defensores da natureza estão pedindo que a Irlanda reintroduza espécies de animais selvagens no país como forma de controlar a crescente população de veados na ilha.

A ideia é que sejam reintroduzidos na natureza espécies como lobo e lince. Um estudo recente liderado pela Queen’s University Belfast e pela Cornell University, nos EUA, descobriu que a reintrodução de espécies predadoras nativas pode ajudar no controle de outras espécies.

As universidades recomendam a lince como forma de controle de cervos como o Sika, que foram introduzidos na Irlanda no século 19 e se tornaram altamente superpovoados, afetando a mata selvagem e nativa. Além dos veados, outras espécies superpopulosas também poderiam ser controladas como cabras selvagens, raposas e vison americano.

O lince poderia ser uma forma de controle de superpopulação de veados, cabras selvagens e outros aniamis na Irlanda. Foto: Glen Hooper on Unsplash

No entanto, a ideia não tem agradado todo mundo. Representantes da Irish Natura and Hill Farmers Association, associação de fazendeiros, disse se preocupar com o fato do lince também poder atacar o pasto, matando ovelhas e gado, além de ser um risco para a própria vida humana.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar que arqueólogos descobriram um osso de lince em uma caverna em Waterford datado de 9.000 anos. Acredita-se que o felino continuou a vagar pela Irlanda até ser extinto há cerca de 1.300 anos.

Proprietário de parque natural quer a volta de lobos à Irlanda

Proprietário de parque selvagem quer a reintrodução de lobos, extintos na ilha há mais de 400 anos. Foto:  Thomas Bonometti on Unsplash

Não só os felinos selvagens poderiam estar de volta à Irlanda, mas também os caninos. O proprietário de um parque de vida selvagem em Donegal quer que lobos sejam reintroduzidos na natureza para lidar com o aumento da população de veados em todo o país.

Killian McLaughlin, que fundou e administra o Wild Ireland Wildlife Park, em Inishowen, disse que há uma série de acidentes envolvendo veados e veículos. Ele acredita que a reintrodução do lobo como o predador na Irlanda vai ajudar a controlá-los.

McLaughlin diz que a reintrodução de lobos pode também salvar centenas de acres de plantações danificadas por veados a cada ano.

Os lobos foram extintos da vida selvagem irlandesa. O último lobo registrado na Irlanda foi em Carlow, no ano de 1653.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Associação de Escolas de inglês na Irlanda pede ao setor de imigração ‘período de transição’ para novas regras de comprovação financeira

Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…

3 de abril de 2025

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025