Photo by Zdeněk Macháček on Unsplash
Estudiosos e defensores da natureza estão pedindo que a Irlanda reintroduza espécies de animais selvagens no país como forma de controlar a crescente população de veados na ilha.
A ideia é que sejam reintroduzidos na natureza espécies como lobo e lince. Um estudo recente liderado pela Queen’s University Belfast e pela Cornell University, nos EUA, descobriu que a reintrodução de espécies predadoras nativas pode ajudar no controle de outras espécies.
As universidades recomendam a lince como forma de controle de cervos como o Sika, que foram introduzidos na Irlanda no século 19 e se tornaram altamente superpovoados, afetando a mata selvagem e nativa. Além dos veados, outras espécies superpopulosas também poderiam ser controladas como cabras selvagens, raposas e vison americano.
O lince poderia ser uma forma de controle de superpopulação de veados, cabras selvagens e outros aniamis na Irlanda. Foto: Glen Hooper on Unsplash
No entanto, a ideia não tem agradado todo mundo. Representantes da Irish Natura and Hill Farmers Association, associação de fazendeiros, disse se preocupar com o fato do lince também poder atacar o pasto, matando ovelhas e gado, além de ser um risco para a própria vida humana.
Vale ressaltar que arqueólogos descobriram um osso de lince em uma caverna em Waterford datado de 9.000 anos. Acredita-se que o felino continuou a vagar pela Irlanda até ser extinto há cerca de 1.300 anos.
Proprietário de parque selvagem quer a reintrodução de lobos, extintos na ilha há mais de 400 anos. Foto: Thomas Bonometti on Unsplash
Não só os felinos selvagens poderiam estar de volta à Irlanda, mas também os caninos. O proprietário de um parque de vida selvagem em Donegal quer que lobos sejam reintroduzidos na natureza para lidar com o aumento da população de veados em todo o país.
Killian McLaughlin, que fundou e administra o Wild Ireland Wildlife Park, em Inishowen, disse que há uma série de acidentes envolvendo veados e veículos. Ele acredita que a reintrodução do lobo como o predador na Irlanda vai ajudar a controlá-los.
McLaughlin diz que a reintrodução de lobos pode também salvar centenas de acres de plantações danificadas por veados a cada ano.
Os lobos foram extintos da vida selvagem irlandesa. O último lobo registrado na Irlanda foi em Carlow, no ano de 1653.
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…