Alguém já imaginou ter uma rotina normal de trabalho que começa na segunda e terminar na quinta-feira, tendo sexta, sábado e domingo de folga? A situação parece irreal no mundo onde é preciso estar conectado o tempo todo e tempo é sinônimo de dinheiro, mas essa alteração é possível e tem o apoio de um movimento que começou em setembro do ano passado na Irlanda, o 4DWI (Four Days Week Ireland).
Quer saber tudo sobre como trabalhar na Europa? Participe do E-Dublin XP, o maior evento sobre a Irlanda realizado no Brasil, que acontece no dia 14 de março, das 9h às 18h, no Centro de Convenções do Senac Santo Amaro, próximo à estação Jurubatuba da Linha 9 da CPTM, na zona sul de São Paulo. As inscrições para participar estão no último lote.
O 4DWI é uma reunião de empresas que apoiam a ideia de quatro dias de trabalho e três de folga. O grupo integra uma campanha mundial que defende essa ideia. Além de empresas, a coalizão reúne sindicatos, ambientalistas, acadêmicos e ONGs. Segundo eles, estabelecer um tempo de trabalho mais curto em todos os setores da economia, sem redução de salário ou produtividade, é melhor para os negócios, melhor para os trabalhadores, melhor para as mulheres e melhor para o meio ambiente.
Leia também: Áreas de trabalho que vão bombar em 2020
Após o lançamento em Dublin em setembro, o grupo procura diálogo com o governo e partidos como forma do poder público irlandês incentivar e apoiar empresas privadas para introduzir tempo de trabalho reduzido com um formato piloto e, consequentemente, em uma transição gradual, estável e gerenciada, conseguir avançar para os setores público e privado.
A Galway ICE é uma das empresas irlandesas que já introduziram o esquema de semana de quatro dias para seus funcionários e segundo estudos internos já estão colhendo benefícios. “Uma de nossas equipes tem um slogan para seus quatro dias úteis: focado, energizado e feliz”, disse Margaret Cox, CEO da empresa, em uma publicação no site oficial da campanha.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…