Alguém já imaginou ter uma rotina normal de trabalho que começa na segunda e terminar na quinta-feira, tendo sexta, sábado e domingo de folga? A situação parece irreal no mundo onde é preciso estar conectado o tempo todo e tempo é sinônimo de dinheiro, mas essa alteração é possível e tem o apoio de um movimento que começou em setembro do ano passado na Irlanda, o 4DWI (Four Days Week Ireland).
Quer saber tudo sobre como trabalhar na Europa? Participe do E-Dublin XP, o maior evento sobre a Irlanda realizado no Brasil, que acontece no dia 14 de março, das 9h às 18h, no Centro de Convenções do Senac Santo Amaro, próximo à estação Jurubatuba da Linha 9 da CPTM, na zona sul de São Paulo. As inscrições para participar estão no último lote.
O 4DWI é uma reunião de empresas que apoiam a ideia de quatro dias de trabalho e três de folga. O grupo integra uma campanha mundial que defende essa ideia. Além de empresas, a coalizão reúne sindicatos, ambientalistas, acadêmicos e ONGs. Segundo eles, estabelecer um tempo de trabalho mais curto em todos os setores da economia, sem redução de salário ou produtividade, é melhor para os negócios, melhor para os trabalhadores, melhor para as mulheres e melhor para o meio ambiente.
Leia também: Áreas de trabalho que vão bombar em 2020
Após o lançamento em Dublin em setembro, o grupo procura diálogo com o governo e partidos como forma do poder público irlandês incentivar e apoiar empresas privadas para introduzir tempo de trabalho reduzido com um formato piloto e, consequentemente, em uma transição gradual, estável e gerenciada, conseguir avançar para os setores público e privado.
A Galway ICE é uma das empresas irlandesas que já introduziram o esquema de semana de quatro dias para seus funcionários e segundo estudos internos já estão colhendo benefícios. “Uma de nossas equipes tem um slogan para seus quatro dias úteis: focado, energizado e feliz”, disse Margaret Cox, CEO da empresa, em uma publicação no site oficial da campanha.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…