O governo irlandês proibiu os estabelecimentos de fazer promoções de bebidas alcoólicas, diminuindo o preço dos produtos nas prateleiras.
Sale and Supply of Alcohol Products Regulations — Regulamento de Venda e Fornecimento de Álcool — impede que se use pontos de cartão de fidelidade para a compra de álcool, além de reduzir o preço de uma bebida por tempo limitado (três dias ou menos) ou ainda em um combo com outros produtos.
Ou seja, promoções comuns que vemos em mercados, como seis garrafas de vinho pelo preço de cinco ou então pacotes de cervejas com desconto não estarão mais disponíveis. Apenas será permitido desconto para produtos individuais, como explica uma matéria do jornal Irish Times.
Já segundo a RTÉ, o Alcohol Action Ireland, associação de luta contra o alcoolismo, afirmou que a lei é bem-vinda pois garante que as pessoas não sejam mais incentivadas ou recompensadas pelo uso de álcool e uma forma de desnormalizar a venda do álcool nos mercados.
A regra está em vigor desde segunda-feira, 11 de janeiro.
Leia também: 7 regras sobre o consumo de bebidas alcoólicas na Irlanda
Em novembro de 2020, a Irlanda impôs a instalação de uma separação física entre produtos regulares de supermercados e bebidas alcoólicas. Isolada com portas, a área tem horário de funcionamento para a venda de álcool, uma outra regra já existente entre outras na Irlanda.
De acordo com a Eurostat, os irlandeses estão na lista dos que mais consomem álcool na Europa, estando acima da média de outros países da União Europeia. Pouco mais de 2% do total das despesas das famílias irlandesas são com álcool.
Leia também: Irlanda entra em guerra contra publicidade do álcool
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…