Em dez anos, não se poderá comprar mais carros, caminhões ou qualquer tipo de veículos movidos à gasolina ou óleo diesel na Irlanda. Pelo menos, essa é a ideia do país para reduzir emissões de gases poluentes e melhorar o meio ambiente até 2030. No fim da próxima década, a ilha quer que todos os novos veículos comercializados sejam elétricos, ou seja, com emissão zero de gás carbônico.
A legislação proposta está no Climate Action Plan (Plano de Ação Climática), que soma 180 medidas, incluindo, por exemplo, a proibição de plástico não reciclável até 2030.
A Irlanda, porém, terá muito trabalho para conseguir mudar a cabeça do consumidor e dos produtores de carro, já que 85% dos veículos dependem de gasolina ou diesel. Atualmente, há um aumento no número de carros híbridos, ou seja, movidos a eletricidade, mas que também podem usar combustível.
Leia também: Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050
A esperança é que, quando a proibição de veículos a gasolina e diesel for introduzida, em 2030, existam 950.000 veículos elétricos nas estradas irlandesas. Para isso, o governo irlandês pretende instalar mais pontos de recarga para carros elétricos até 2025.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…