Em um anúncio histórico, a Irlanda declarou que reconhecerá oficialmente o Estado da Palestina a partir de 28 de maio.
A decisão foi divulgada pelo primeiro-ministro (Taoiseach) Simon Harris, acompanhado do vice-primeiro-ministro (Tánaiste) Micheál Martin e do Ministro Eamon Ryan, e ocorre simultaneamente com ações semelhantes de Espanha e Noruega.
Simon Harris enfatizou a importância deste reconhecimento, destacando o compromisso da Irlanda com a paz e a segurança na região. “Hoje, a Irlanda reconhece a Palestina como uma nação entre as nações, com todos os direitos e responsabilidades que isso implica”, disse.
O primeiro-ministro irlandês disse que, por décadas, o Estado de Israel tem sido reconhecido e seu direito de existir em paz e segurança. “Nosso desejo era fazer isso como parte de um acordo de paz de dois Estados, mas agora reconhecemos a Palestina para manter viva a esperança dessa solução.”
Micheál Martin chamou a decisão de um momento histórico para a Irlanda. “Acreditamos profundamente que não pode haver paz no Oriente Médio até que israelenses e palestinos tenham os mesmos direitos à autodeterminação, estado, paz, segurança e dignidade”, disse.
A série “Senna”, lançada pela Netflix no dia 29 de novembro, surpreendeu os moradores de…
Cada vez mais, o intercâmbio na Irlanda tem aparecido nas buscas de brasileiros que querem…
Os trabalhadores irlandeses estão entre os mais rigorosos do mundo quando se trata de práticas…
As eleições gerais na Irlanda estão marcadas para 29 de novembro de 2024, uma sexta-feira.…
A Irlanda, assim como qualquer outro país, é cheia de peculiaridades, e uma bem temporal…
Diferentemente do Brasil, o salário na Irlanda muitas vezes é calculado por hora ou até…