Categories: Política

Irlanda reunificada: será?

As incertezas sobre o cenário econômico e social da Europa com a saída do Reino Unido da União Europeia (EU) têm causado muitas especulações e dúvidas. Uma delas, seria uma possível reunificação da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, separadas desde 1921. O assunto que há anos é debatido, foi rediscutido no último dia 24 de junho pelo partido irlandês Sinn Féin. Atualmente, a Irlanda do Norte, ao lado da Escócia, País de Gales e da Inglaterra integram o Reino Unido.

Em 1801, a Irlanda tornou-se parte do Reino Unido. A guerra de independência no início do século XX levou à divisão da ilha, criando o Estado Livre irlandês, que se foi tornando cada vez mais soberano nas décadas seguintes. A Irlanda do Norte permaneceu como parte do Reino Unido e vivenciou muita agitação civil entre o final dos anos 1960 até os anos 1990 – esta agitação civil diminuiu bastante após um acordo político em 1998. Em 1973, as duas partes da ilha da Irlanda juntaram-se à União Europeia.

A República da Irlanda integrou o Reino Unido até 1921. Crédito: Shutterstock

Com a divisão entre os dois países, a República da Irlanda ficou com 83% do território da ilha, onde a população católica é maioria. Os outros 17% formam a Irlanda do Norte (pertencente até hoje ao Reino Unido), cuja população, em sua maioria, é protestante.

A rivalidade entre os dois lados se intensificou nos últimos 40 anos, com conflitos armados e atentados constantes. O grande muro que divide a cidade de Belfast (capital da Irlanda do Norte), conhecido como “muro da paz”, separa os bairros católicos dos protestantes. O primeiro grupo é composto pelos nacionalistas, que defendem a manutenção da Irlanda do Norte; enquanto que o segundo defende a reintegração da Irlanda. Transformado em ponto turístico, o muro foi construído para amenizar eventuais conflitos entre os dois grupos, e tem hora para abrir e fechar: às 18h. Cruzar um dos portões significa assumir ser hostilizado pelo simples fato de ter uma religião diferente. Apesar do tratado de paz assinado em 1988, a cidade permanece separada. O clima é de rivalidade e as crianças são ensinadas desde cedo a “odiar” os que têm outra religião, sem nem mesmo compreender o motivo da intolerância.

Continua após a publicidade

Essa sensação de “guerra civil” pode se modificar se houver a reunificação dos dois países. Esse é o desejo do presidente do partido Sinn Féin, Declan Kearney, que defende a reunificação há muitos anos. Segundo ele, existe uma situação na qual o Norte será “arrastado” para fora da União Europeia, devido à votação na Inglaterra. “O Sinn Féin vai fortalecer o pedido, sua exigência de longa data, para uma votação sobre a fronteira dos dois países”, declarou Kearney.

Outro que defendeu a realização de uma votação sobre o assunto, foi o vice-premiê da Irlanda do Norte, Martin McGuinness. “O governo britânico agora não tem um mandato democrático para representar as visões do Norte em qualquer negociação futura com a União Europeia, e eu acredito que há um imperativo democrático pela realização de uma votação”, disse McGuinness, em entrevista à emissora estatal irlandesa RTÉ, também no último dia 24. Depois que 56% dos norte-irlandeses votaram a favor de permanecer na UE, enquanto 52% do Reino Unido como um todo votou pela saída, McGuinness, disse ser imperativo que o governo britânico convoque um referendo sobre a unidade da Irlanda.

Além de McGuinness e Declan Kearney, o primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, também sugeriu recentemente a realização do referendo sobre reunificação da ilha.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Andre Luis Cia

Jornalista com pós-graduação em Roteiro para TV e Cinema, é autor do livro Desejo de viver, que conta a história de luta, superação e de amor à vida de Eliete Gandolfi Cia, sua mãe, falecida em 2015. Profissional com 18 anos de experiência na área de comunicação, incluindo a idealização, produção e escrita de duas séries de jornalismo internacional: sonho americano e sonho italiano, e atuação em diferentes veículos de mídia do Brasil, como redações de jornais impressos, assessorias de imprensa e TV, dentre outros.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024