Categories: Notícias

Irlanda sofre com falta de água e reduz distribuição

Considerado um país onde chove-se muito, a Irlanda tem passado por uma estiagem em um raro verão extremamente quente e seco para seus padrões, com sensação térmica ultrapassando os 30 graus.

Assim como São Paulo — que teve uma crise hídrica severa em 2014 —, a Irlanda parece também não estar preparada para períodos longos de falta de chuva.

O governo precisou tomar uma atitude de economia na distribuição de água potável, com o nível 2 de restrição. Entre 10h e 17h, algumas regiões têm recebido pouca água, o que vem afetando muitos restaurantes e estabelecimentos comerciais.

Água é retirada de rios e lagos para fornecimento na Irlanda

Rio Liffey, uma das fontes de água para o sistema de distribuição da Irlanda, sofre com faltas de chuva que causa a crise hídrica. Foto: Depositphotos

A retirada de água para tratamento e consumo na Irlanda é feita em rios de água doce. De acordo com a EPA, agência de proteção ao meio-ambiente na Irlanda, os rios Liffey (Dublin), Nore (Kilkenny,) Deel (Limerick) e Feale (Cork) estão em uma longa lista de fontes de água que se aproximam de níveis baixos recordes neste ano.

Continua após a publicidade

A água é tratada para o consumo nas casas, saindo de lagos e rios, passando por filtros e tratamentos químicos até chegar às residências. Esse processo dura de dois a três dias. A cada dia, são tratados 1,6 bilhão de litros de água.

Em alguns pontos da Irlanda, a água é potável. A empresa Irish Water, responsável pela administração da água na Irlanda, disponibiliza uma busca para saber em qual região da Irlanda é possível beber água da torneira.

Uso de água chega a 150 litros pessoa/dia na Irlanda

Com a crise hídrica, Governo acionou restrição no uso de água da população irlandesa com foco em Dublin. Foto: Depositphotos

Segundo a Irish Water, a média de gasto de água por pessoa na Irlanda é de 150 litros por dia. No Brasil, onde se paga água para o consumo, esse número é de 104,4 litros de água por dia, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Um terço do volume gasto pelos moradores da Irlanda é para o banho, cerca de 49 litros por chuveirada, o maior gasto de água no cotidiano. No total, são gastos cerca de 54,7 mil litros de água por ano por habitante.

Outros gastos consideráveis são com máquina de lavar roupas, 65 litros por ciclo, e escovar o dente com a torneira aberta, 6 litros por minuto. Em pesquisa da empresa, 67% dos irlandeses dizem usar mais água do que precisam.

Desperdício poderá ser taxado na Irlanda

Desperdício de água acontece em banhos, descarga e excesso de uso de máquinas de lavar. Foto: Depositphotos

Em 2015, a Irlanda introduziu a cobrança da água para residências com administração da empresa Irish Water. Porém, o sistema foi revogado e o governo precisou reembolsar aqueles que pagaram.

Um novo sistema de cobrança está sendo introduzido, segundo o website do governo, para focar na promoção da conservação da água. As novas regras ainda não foram criadas.

Com a falta de cobrança de água, é possível que os moradores da Irlanda possam desperdiçar água. O Comitê da Água da Irlanda fez uma lista de recomendações para que seja usada pelo governo com o intuito de haver um equilíbrio entre cobrança e desperdício.

Segundo eles, o uso doméstico da água deve ser financiado por meio de impostos gerais. O uso excessivo ou o abuso intencional de água devem ser cobrados com taxas.

Dicas para economizar água

A empresa Irish Water disponibiliza, em seu site, algumas dicas para economizar água:

• Não deixe a torneira funcionar sem uso
• Mude seu banho para ser adequado em menos tempo
• Certifique-se sempre de que a sua máquina de lavar louça e as máquinas de lavar roupa estão totalmente carregadas na hora de usar
• Utilize o botão de fluxo menor do vaso sanitário
• Colete água da chuva para usar no jardim
• Verifique se a sua casa está livre de vazamentos

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024