Um estudo envolvendo 28 países membros da União Europeia mostrou que a Irlanda é um dos que tem maiores taxas em relação ao racismo em ambiente de trabalho. A taxa foi de 33% para a ilha enquanto a média do grupo é de 22%. Essa foi a pior classificação, empatando com Áustria, Finlândia e Luxemburgo. O relatório analisou, particularmente, o preconceito sofrido por pessoas da África subsaariana que vivem e trabalham nestes países europeus.
Em 2018, em toda a Europa, 24% da população da África subsaariana que vive no continente disse ter sofrido algum tipo de preconceito. Entre os africanos que vivem na Irlanda, 38% responderam positivamente a esta pergunta. Apesar do resultado negativo, poucas pessoas pesquisadas na Irlanda disseram ter relatado incidentes de violência de fundo racial.
Leia também: Estrangeiros e o preconceito na Irlanda
A Irlanda também teve uma classificação ruim em relação a outros indicadores de racismo, inclusive em um nível geral de assédio sofrido por aqueles que participaram.
De acordo com o autor do relatório, o professor Michael O’Flaherty, diretor da Agência dos Direitos Fundamentais da União Europeia, as estatísticas podem apontar para um problema de integração em toda a Europa. “Não estamos fazendo um trabalho suficientemente bom para integrar migrantes recém-chegados em nossas sociedades e isso, por sua vez, alimenta todos os tipos de padrões de preconceito e discriminação que podem levar à violência e outros comportamentos inaceitáveis”, disse em release à imprensa.
Leia também: Poeta africano fala sobre racismo na Irlanda
Ele acrescentou que o racismo parece ser o pior nas empresas. “Há algo a ser feito no local de trabalho em termos de respeito à diversidade cultural”, ressaltou.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…