O “boom” do emprego na Irlanda fez com que as taxas de desemprego caíssem para as mais baixas em 14 anos. É o que mostra uma reportagem do jornal Irish Mirror. Cerca de 33.200 pessoas a mais estão trabalhando, em comparação com os registros do ano passado. A taxa de desemprego caiu para 4,4% em maio, ante 4,6% em abril e 5,9% no ano anterior.
Segundo o economista Pawel Adrjan, integrante da equipe do site de empregos Indeed — um dos maiores da Irlanda e Reino Unido —, “a taxa de desemprego caiu bem abaixo dos 5%, e 4,4% em maio está no seu nível mais baixo desde 2005 e perto dos mínimos históricos”, afirmou ao Irish Mirror.
O economista também afirma que o “boom” de empregos está em plena força. “Há, ainda, quase 20 mil vagas de emprego, com a taxa de vacância sem sinais de queda. A participação da força de trabalho tem aumentado continuamente e está se aproximando do pico pré-crise de 75,3% em 2007, uma vez que o crescimento sólido dos salários atrai as pessoas para a força de trabalho.”
O economista alerta apenas para uma diferença maior entre a participação de homens e mulheres nas vagas de emprego na Irlanda. Tal “fosso” seria maior que a média registrada na União Europeia. “Portanto, há margem para uma melhor participação feminina para ajudar a resolver a escassez de mão de obra. Isso pode exigir um foco maior na política sobre a acessibilidade dos cuidados infantis e práticas de emprego favoráveis à família.”
Adrjan ainda pontua que os setores profissional, científico e técnico apresentam a maior taxa de vacância de trabalho, seguida pelos setores financeiro, de seguros e imobiliário.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…