Recentemente a CPL divulgou o CPL Employment Index, que traz informações sobre o mercado de trabalho na Irlanda. A boa notícia é que as ofertas profisisonais continuam crescendo no país e, muito ao contrário do que se imagina, essas oportunidades ocorrem em várias áreas profissionais, incluindo o setor de Ciências.
Entre as tendências de trabalho para estrangeiros na Irlanda, já falamos sobre as inúmeras vantagens que o mercado de TI oferece. No entanto, áreas como Biotecnologia, Química e afins também tiveram um crescimento na Irlanda – e mundo afora. Isso porque estes profissionais, além das empresas exclusivas do tema, podem ser empregados em diferentes setores como Farmacêutica, Agricultura, Alimentação, Eletrônica, Energia, Meio Ambiente, Saúde, Beleza e Pecuária.
Trata-se de qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos, ou seus derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica, transformando nossa vida cotidiana. Na Ilha Esmeralda, embora relativamente novo, o setor demonstra expansão em diferentes aspectos – são 16 grandes empresas (entre as TOP 20 do mundo), em cidades como Cork, Dublin, Galway, Limerick, Waterford, entre outras, e salários que podem variar entre 45-100 mil euros anuais, conforme o cargo.
É preciso estar atento às exigências, pois apesar de aquecido e com oportunidades para estrangeiros, a preferência ainda é para profissionais locais ou com cidadania europeia. As vagas destinadas aos não-europeus vão para os especialistas: NFQ de 8 a 10 (o que equivale ao nível mínimo de bacharelado e varia até o doutorado), com no mínimo 3 anos de experiência na vaga em questão – e lembrando que especialistas têm vantagens consideráveis.
Uma das possibilidades para os candidatos ao mercado irlandês desta área é o ingresso por meio de bolsas de estudo em convênios internacionais ainda no Brasil, como programa do Capes/CNPQ ou bolsas em universidades irlandesas.
Uma qualificação numa universidade local também deve ser considerada, uma vez que possibilita a obtenção de visto para trabalho e cujos cursos com duração de 1 a 2 anos podem ultrapassar os 20 mil euros/ano.
Para a indústria química, o perfil de mercado é similar. São mais de 50 grandes empresas neste setor, com importantes representantes internacionais, seja na produção, manufatura, pesquisa, desenvolvimento ou comercialização de insumos e o profissional pode atuar em diversas áreas, da licenciatura até a engenharia.
Somente no LinkedIn, são mais de 170 vagas em diferentes cidades como Cork, Dublin, Kinsale, Wicklow, entre outras, além das possibilidades de unir trabalho e qualificação, o que ampliam as oportunidades relacionadas a visto e emprego.
Vale ressaltar que nesta área o número de vagas para cidadãos não-europeus também é dificultado em função das exigências. Lembrando que, incluindo a fluência no idioma, também em nível técnico, a condição de especialista e a experiência comprovada no cargo em questão serão consideradas como essenciais.
Por isso, se você pretende apostar e investir na sua carreira internacional, todas as informações e detalhes são fundamentais.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…
Se você trabalha na Irlanda, já deve ter ouvido falar de uma palavra chatinha que…
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…