Junte numa mesma mistura uma brasileira, uma holandesa e uma irlandesa. Acrescente uma pitada de empreendedorismo e amor à cultura tupiniquim. Está pronta a receita de um projeto inédito, que será lançado no próximo dia 28 de agosto no The Harbour Bar, em Bray, na Irlanda. O evento, que será 100% gratuito, acontecerá das 12h às 17h e celebra a chegada do Tres Brazilian Cultural Centre, o primeiro Centro Cultural Brasileiro (CCB) no país.
De agosto a dezembro desse ano, o CCB realizará eventos temáticos que servirão como um termômetro para testar a adesão da comunidade brasileira e também buscar possíveis parceiros que ajudem na locação de um espaço definitivo para o projeto. A proposta é oferecer ao público diferentes opções de lazer e entretenimento. Para os próximos eventos, já estão previstos, por exemplo, o lançamento de um livro e a presença do Tres na Culture Night, com a escola de samba Masamba.
Elis explica que o plano de negócios do CCB foi finalizado em maio deste ano, e em junho, elas se reuniram com o Embaixador do Brasil em Dublin, José Sena Cardoso. Além de Elis, estão à frente do CCB a irlandesa Grace Lambert, com experiência na área de música e marketing e Martha Janke Sparrius, holandesa com ampla experiência em teatro. “O espaço não será voltado somente aos brasileiros, mas aos estrangeiros que também quiserem conhecer nossa cultura. Esse intercâmbio é fundamental para que ele cresça e se torne cada vez mais conhecido”. A intenção é que a sede do Tres seja estabelecida no condado de Wicklow ou em Dublin, por ser a capital do país e também por atrair um maior número de turistas.
Para o lançamento, das 12h às 14h, foram convidados sete fotógrafos brasileiros que vão expor seus trabalhos e também realizarão uma palestra sobre fotografia. Das 14h às 16h, acontecerá a apresentação da escola de samba Masamba, roda de capoeira com o Mundo Capoeira, apresentação das mulatas do Samba Dance, além da presença da cantora gaúcha Nathalia Ropke, que vem fazendo sucesso nas ruas de Dublin tocando MPB. Das 16h às 17h, aproveitando a época de Olímpiadas e das Paralimpíadas no Brasil, o esporte será o tema da palestra, com a presença de Ken Mc Cue e Abdul Hajji, representantes da organização Sari.ie. Para encerrar, será a vez das três responsáveis pelo Tres darem detalhes sobre os próximos passos do projeto e eventos do centro cultural.
Elis explica que nesse primeiro evento a língua utilizada será o inglês, com o intuito de atender o público estrangeiro, porém a proposta é ter um espaço bilíngue. “Os trabalhos serão sempre apresentados em português, porque é uma casa de cultura brasileira, mas, como estamos na Irlanda, a apresentação das atrações será em inglês, pois isso é uma forma de estimular o aprendizado do inglês”, disse Elis.
Para quem quiser saber mais sobre o Tres, basta acessar a página oficial do projeto no Facebook.
The First Brazilian Cultural Centre in Ireland
Data: Domingo, 28 de agosto de 2016
Horário: 12h – 17h
Local: The Harbour Bar, 1 Strand Road, Bray, Co. Wicklow
Contato: tresbcc@gmail.com
Revisado por Tarcísio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A cidade de Dublin está pronta para celebrar o Ano Novo em grande estilo com…
As inscrições para o programa de bolsas de estudos Global Excellence Scholarships já estão abertas.…
O peru de Natal mal fez digestão e muitos irlandeses já estarão nas ruas no…
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…