A língua tradicional irlandesa, também conhecida como gaélico ou Irish, voltou a ter status de idioma oficial da União Europeia após um rebaixamento que durou 14 anos.
Desde o primeiro dia de 2022, o irlandês passou a receber o mesmo tipo de tratamento que outros idiomas oficiais do bloco, com tradução de documentos e conteúdos produzidos pela UE.
De acordo com o governo da Irlanda, a língua irlandesa já havia sido oficializada pela UE em 2007, mas acabou rebaixada pela falta de equipe de tradução.
A recolocação do Irish como língua oficial da UE faz parte de uma série de mudanças que o governo irlandês vai aplicar com o Official Languages (Amendment) Act 2021, assinado pelo presidente da Irlanda na semana passada.
Entre outras coisas, o objetivo da emenda é que 20% dos novos funcionários do serviço público sejam fluentes na língua. A ideia é também que todos os serviços públicos sejam prestados em irlandês e que todos os cargos públicos funcionem através da língua irlandesa até o final de 2030.
Leia também: Gaélico: idioma ancestral ainda sobrevive e é oficial na Irlanda
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…
O fim de ano na Irlanda movimenta o comércio e as ruas ficam cheias entre…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…