Foto: Pxhere
A língua tradicional irlandesa, também conhecida como gaélico ou Irish, voltou a ter status de idioma oficial da União Europeia após um rebaixamento que durou 14 anos.
Desde o primeiro dia de 2022, o irlandês passou a receber o mesmo tipo de tratamento que outros idiomas oficiais do bloco, com tradução de documentos e conteúdos produzidos pela UE.
De acordo com o governo da Irlanda, a língua irlandesa já havia sido oficializada pela UE em 2007, mas acabou rebaixada pela falta de equipe de tradução.
A recolocação do Irish como língua oficial da UE faz parte de uma série de mudanças que o governo irlandês vai aplicar com o Official Languages (Amendment) Act 2021, assinado pelo presidente da Irlanda na semana passada.
Entre outras coisas, o objetivo da emenda é que 20% dos novos funcionários do serviço público sejam fluentes na língua. A ideia é também que todos os serviços públicos sejam prestados em irlandês e que todos os cargos públicos funcionem através da língua irlandesa até o final de 2030.
Leia também: Gaélico: idioma ancestral ainda sobrevive e é oficial na Irlanda
A Irlanda se prepara para dias mais quentes e ensolarados com a chegada de uma…
Em meio ao mercado varejista competitivo da Irlanda, os cartões de fidelidade tornaram-se aliados indispensáveis…
Faça chuva ou faça sol, frio ou calor, lá estão eles trabalhando. A vida de…
Chegou a hora de escrever para os boêmios. Em Dublin, o destaque da noite fica…
O Departamento de Serviços de Imigração da Irlanda (ISD) anunciou como vai funcionar o visto…
O cinema brasileiro segue ganhando espaço nas telas internacionais — e em Dublin, não poderia…