O IRP é a sigla para “Irish Residence Permit”, que em português significa “Permissão de Residência Irlandesa”.
Este é um documento muito importante e necessário para estrangeiros que se mudam para viver na Irlanda, seja para estudar ou trabalhar.
O IRP é emitido pelo governo da Irlanda e substituiu o antigo registro do GNIB (Garda National Immigration Bureau) e contém informações como o nome do titular, foto, data de nascimento, data de validade, tipo de permissão de residência e outras informações relevantes.
Vamos entender melhor como funciona o IRP (Irish Residence Permit).
Assim que você desembarca na Irlanda, ao passar pela imigração, receberá um visto provisório para providenciar a documentação necessária e receber o visto irlandês, seja ele de estudante ou de outras categorias.
Uma vez com a documentação em mãos, basta agendar online ou se dirigir ao escritório da imigração da sua cidade para a solicitação de vistos.
Leia também: Imigração na Irlanda: o que vão te perguntar no aeroporto?
Para um estudante de idioma matriculado em um curso de 25 semanas (que dá direito a permanecer no país por 8 meses), o intercambista deverá apresentar os seguintes documentos:
Atenção: o valor da comprovação financeira fica em posse do intercambista e deve ser usado para os gastos emergenciais nas primeiras semanas até haver estabilidade de trabalho, moradia, etc. O valor pode mudar sem aviso prévio, consulte o site da Imigração da Irlanda antes de viajar.
Para intercambistas que vão residir em cidades do condado de Dublin, incluindo a capital da Irlanda, ou cidades dos condados de Meath, Kildare, Cork, Limerick e Wicklow, o registro acontece no Burgh Quay Registration Office Immigration (Address: 13/14 Burgh Quay, Dublin, D02 XK70).
Para fazer o agendamento de horário para a emissão do IRP pela primeira vez é preciso se cadastrar no sistema online do setor de imigração, que agora é todo digitalizado.
Uma vez realizado o agendamento, é só se dirigir ao endereço do no escritório de imigração no dia marcado, com 15 minutos de antecedência.
É neste momento que o estudante apresenta todas as documentações acima listadas e paga a taxa da permissão de residência.
Para outros condados, você também deve se inscrever online, mas cada cidade fora dos condados citados acima podem ter localidades diferentes para se apresentar após o agendamento.
Todo estudante não europeu, que pretende permanecer no país para um período de estudos superior a 90 dias, terá um tempo limitado, desde a chegada no país, para solicitar o visto de estudante Stamp 2.
Por isso é importante agilizar a documentação necessária assim que você pisar em solo verde.
No momento de registro do IRP no setor de imimgração da cidade escolhida para residir na Irlanda, o intercambista será chamado pelo atendente que, de trás da cabine, fará perguntas sobre o motivo da sua solicitação e se você porta todos os seus documentos. Mas não há razão para pânico se tudo estiver em ordem.
Após analisados todos os papéis, quando somos aprovados, é hora de passar o cartão do banco para pagar os 300 euros, valor do IRP com as informações do seu visto. É importante lembrar que o pagamento na Imigração só é aceito no cartão de débito.
Depois disso, é hora de sorrir para a foto, passar pelas impressões digitais e sair para comemorar. Dentro de um prazo de mais ou menos dez dias, o cartão estará pronto para ser coletado. O atendente lhe dirá a data exata.
Abaixo, a lista dos principais escritórios da imigração.
Para ter acesso à lista completa, acesse: Registration Offices
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
Ouça mais sobre o IRP no Edublincast:
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…