A Irlanda poderá iniciar uma guerra contra objetos de plástico. Canudos, pratos, xícaras, talheres e outros itens de plástico poderão ser proibidos na Irlanda. Também poderão ser cobradas taxas pelo uso de embalagens plásticas não-recicláveis em alimentos e outros bens.
Na Irlanda, as pessoas geram, em média, mais de 200 kg de resíduos de embalagens por ano, dos quais 59 kg são plásticos. É o mais alto da União Europeia e quase o dobro da média europeia.
O ministro da Ação Climática da Irlanda, Richard Bruton, convocou mais de 100 representantes da indústria de resíduos e embalagens, grupos de consumidores e defensores do meio ambiente e autoridades locais para discutir os aspectos práticos do plano.
A legislação da União Europeia está pressionando os Estados para eliminar plásticos não-recicláveis no Plano de Ação Climática. As mudanças fazem parte de uma nova estratégia de resíduos que visa reduzir radicalmente a quantidade de plástico do dia a dia e melhorar as taxas de reciclagem.
Leia também: Irlanda plantará 440 milhões de árvores para combater as mudanças climáticas
A redução do desperdício de alimentos também está na agenda. Uma família média na Irlanda joga fora uma tonelada de comida a cada ano. Estima-se que o desperdício de alimentos custe ao agregado familiar médio € 700 por ano, enquanto o custo total para as empresas é estimado em € 1 bilhão anualmente.
As metas para 2030 incluem garantir que todas as embalagens plásticas sejam reutilizáveis ou recicláveis, o desperdício de alimentos seja reduzido pela metade e o aterro de resíduos domésticos diminua para 10%.
Leia também: Irlanda espera ter emissão de carbono nula até 2050
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…