Falar um segundo idioma (bilinguismo) como diferencial no mercado de trabalho não é mais novidade, e entende-se, até, sobretudo que o inglês seja uma exigência.
Logo, uma terceira língua (plurilinguismo) o coloca um passo à frente na busca por um emprego e amplia a aquisição de competências interculturais e, até, o entendimento da sociedade enquanto cultura, ciência, política e economia de outros povos.
Além disso, esse aprendizado não só influencia a carreira, mas é um grande exercício para o cérebro.
Alguns especialistas comentam sobre a possibilidade da introdução a uma outra língua já na infância, junto aos demais estímulos ao desenvolvimento geral da criança, principalmente com relação à capacidade cognitiva, vocabulário e fonética, além de reforçar o aprendizado da língua materna.
Uma pesquisa recente, divulgada pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, revela que o aprendizado de um segundo idioma retarda o envelhecimento do cérebro — mesmo para quem se dedica depois de adulto.
O estudo teve início em 1936, quando 835 pessoas foram submetidas a testes de habilidades mentais quando tinham 11 anos e que foram expostas novamente depois dos 70. Destes, 262 pessoas falavam pelos menos 2 línguas, além do inglês, sendo que 195 haviam aprendido os idiomas até os 18 anos, ou seja, sempre há tempo.
Já os cientistas da Northwestern University (EUA) dizem que o bilinguismo é uma forma de treinamento do cérebro que apura a mente e muda a forma como o sistema nervoso reage ao som, aumentando o poder de concentração (foco) do indivíduo.
Conviver com uma nova língua no próprio país onde é falada dá um upgrade no aprendizado, pois o coloca em contato com outra cultura e faz vivenciar as situações nesse novo idioma, ampliando as possibilidades.
Mas se você ainda não chegou a essa fase ou está cogitando agendar seu intercâmbio futuramente, listamos 5 motivos por que você deveria aprender uma segunda língua desde já!
1. Turbina seu currículo: uma pesquisa recente lançada pela Hays, empresa de recrutamento, revela que há muitos gargalos entre os profissionais com relação à fluência de outro idioma, principalmente numa terceira língua. Portanto, corra ‘pros’ livros!
2. Evita doenças: além de estimular o raciocínio e o vocabulário, pode retardar doenças mentais no futuro, como o mal de Alzheimer ou a demência, por exemplo.
3. Exercita seu cérebro: estimula a concentração, aumenta sua capacidade em tomar decisões — perguntas e resolução de problemas —, incentiva o cérebro a absorver novos conhecimentos, fortalece a memória e, ainda, torna você mais eficaz em múltiplas tarefas.
4. Melhora a percepção auditiva e fonética: para falantes de duas línguas ou mais, há benefícios na compreensão auditiva, seleção e codificação do som.
5. Facilita o plurilinguismo: já que o negócio é aprender, que tal mais e mais idiomas?
Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…