Além de renomada no mundo inteiro, a literatura da Irlanda é um orgulho para os irlandeses. E um dos escritores mais respeitados no país é James Joyce. Autor de clássicos, ele é celebrado no dia 16 de junho, na Irlanda, com o chamado Bloomdsday.
A data relembra o personagem Leopold Bloom, do romance Ulisses, escrito por Joyce em 1922 e baseado na Odisséia de Homero.
Acontece que o livro se passa todinho em 16 de junho de 1904 e, por isso, todos os anos esse dia é lembrado e festejado, seja com recitais ou com pessoas travestidas de personagens do livro pelas ruas da Irlanda.
Em 2024, Ulisses completa 102 anos e diversas celebrações relembram a obra na Irlanda.
Ulisses segue a vida e os pensamentos de Leopold Bloom e uma série de outros personagens – reais e fictícios. A história acontece entre das 8 da manhã de 16 de junho de 1904 até as primeiras horas da manhã seguinte.
Joyce começou a escrever Ulisses em março de 1914, mas deixou de lado novamente para terminar sua peça Exiles. Após a publicação, em 1922, os amigos de Joyce começaram a marcar o dia 16 de junho como Bloomsday.
Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
O primeiro Bloomsday foi comemorado oficialmente na Irlanda em 1954, quinquagésimo aniversário da celebração do primeiro, quando os escritores Patrick Kavanagh e Flann O’Brien visitaram a Martello Tower em Sandycove, o pub de Davy Byrne e a 7 Eccles Street, lendo partes de Ulisses e bebendo.
Hoje, o Bloomsday é comemorado pelos fãs de Joyce em todo o mundo, com leituras, performances, encenações e uma série de outros eventos.
As celebrações atuais geralmente incluem se vestir como personagens do livro e em roupas que seriam o estilo da época.
O Bloomsday Festival é um evento tradicional na Irlanda e que já está acontecendo desde o mês de junho.
A programação inclui recitais de poesia e trechos de Ulisses, além de bate-papo, entrevistas, etc.
A data de 16 de junho é quando acontece a maior parte dos eventos, incluindo um walking tour com participantes vestidos de personagens do livro.
Em museus e galeria pela Irlanda, haverá exposições e mostras.
Toda a programação pode ser encontrada no site do evento.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
James Joyce (1882 – 1941) é um dos escritores mais influentes e famosos da Irlanda. Além de Ulisses, algumas das outras obras importantes de Joyce incluem a coleção de contos Dubliners (1914) e os romances A Portrait of the Artist as a Young Man (1916) e Finnegans Wake (1939).
Joyce nasceu em Dublin em 2 de fevereiro de 1882. Depois de se formar na College, localizada no St Stephen’s Green, onde estudou idiomas, foi para Paris para estudar medicina. Em agosto de 1904, o primeiro dos contos de Joyce foi publicado na revista Irish Homestead, seguido por outros dois. Deixou a Irlanda no mesmo ano, onde fez apenas quatro visitas de retorno, a última em 1912.
Leia também: 5 autores irlandeses que você deveria ler
Em 1914, escreveu sua única peça, Exiles, e o livro Dubliners foi publicado. Foi após esses sucessos que Joyce começou a pensar seriamente em escrever o romance que vinha formulando desde 1907: Ulisses.
James Joyce morreu aos 58 anos, em 13 de janeiro de 1941, em Zurique, onde ele e sua família receberam asilo por conta da Segunda Guerra Mundial. Ele está enterrado no cemitério Fluntern, na cidade suíça. Toda sua história pode ser conhecida no site irlandês The James Joyce Centre.
Agora que você já sabe mais sobre a James Joyce, vem com a gente entender como fazer intercâmbio na Irlanda e se aproximar ainda mais da cultura do país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…