Você já ouviu falar em Janeiro Branco? O primeiro mês do ano também tem uma cor e um significado que vamos explicar a seguir.
O mês de janeiro não é um mês fácil para todos. Após muitas festividades e fechamento de ciclos em dezembro, janeiro parece que fica vazio. Pode reparar: os restaurantes têm menos atendimentos, as festas cessam, muitas atividades que estamos acostumados a fazer estão paradas, de férias.
Sendo assim, surgiu o Janeiro Branco, uma ação que tem como objetivo falar sobre saúde mental e, mais do que isso, criar uma cultura na humanidade sobre este assunto. Além disso, o movimento que tem o mesmo nome reúne informações para que entidades e autoridades possam ajudar na construção desta ideia do respeito à condição psicológica de todos!
Em 2023, a campanha do Janeiro Branco tem o mote: A Vida pede Equilíbrio. De acordo com o movimento, é o momento de sair dos extremos e encontrar a dose certa em todas as fases da vida e o ano todo.
Aliás, apesar do nome Janeiro Branco, a ideia é que a pauta da saúde mental seja levantada o ano todo e que não saia do raio de conversas e informações das pessoas.
Como falamos, janeiro pode ser um mês vazio no calendário das pessoas depois do frenesi das festas de fim de ano. No intercâmbio, isso pode ser intensificado. Afinal, o intercambista está longe da família e de amigos do Brasil, além do intercâmbio no hemisfério norte (como na Irlanda, por exemplo) estar bem mais frio e com a noite sendo maior que o dia.
Um dos problemas comuns durante esta época do ano em países frios é a “depressão de inverno”. Ela pode começar a se desenvolver a partir de outubro e se agravar entre dezembro e fevereiro. Preguiça de fazer as coisas, desânimo insuportável ou sono incontrolável estão entre os sintomas comuns.
De acordo com a instituição Turn2Me, uma das várias organizações irlandesas que lidam com saúde mental, o mês de janeiro pode ser de muito contraste. Assim como o Janeiro Branco, a instituição tem como objetivo tratar de saúde mental o ano todo.
Sendo assim, as resoluções de janeiro (aquela lista de coisas que prometemos a nós mesmos todos os anos) podem ser uma forma de nos dar ansiedade.
Segundo a instituição, é preciso estabelecer resoluções quando a pessoa estiver bem e disposta a fazer isso e não seguir a onda de que em janeiro tudo precisa mudar.
Para ajudar a controlar a ansiedade em janeiro, a Turn2Me indica algumas atividades:
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…