Na semana passada pude ir assistir Jean Charles no cinema, estrelado pelo fantástico Selton Melo!
Na verdade este é um post rápido sobre o que achei do filme, e incentivar que todos os intercambistas, futuros intercambistas e ex-intercambistas assistam!
O filme em si, por ser baseado em fatos reais, não tem nada de muito extraordinário. Ele mostra o que realmente aconteceu com o rapaz em Londres. Quando eu estava contando o filme para o meu amigo que tinha acompanhado todas as notícias do incidente, ele parecia saber o filme todo. Sim, a história é praticamente um documentário do que aconteceu. Como informativo, foi perfeito!
Como filme, ele é basicão, não tem graaaaandes surpresas, e fica o destaque para a atuação sempre fanstática do Selton Melo.
Para intercambistas e simpatizantes, é incrível pois você se vê no filme. As coisas que acontecem, que falam, faz realmente parte do cotidiano do intercambista. Além disso, tem alguns insights que são coisas que falamos muito por aqui tipo “se você quiser, vive sem falar inglês, tem gente que parece que não quer aprender”. Não vou sair falando todos, mas este é um interessante.
Apesar do filme mostrar algumas realidades do intercâmbio, ele mostra muito o famoso “jeitinho brasileiro” e a vida de quem está ilegal por lá. O foco central do filme são as pessoas ilegais, mas eles mostra que quanto mais tempo você fica em um lugar (seja ilegal ou marginalizado como extrangeiro/intercambista) mais você aprende a “dar um jeito” pra tudo.
Fica a dica! Assistam o filme, e logo, pois logo sairá de cartaz, na segunda semana só tinham 3 sessões abertas…