Jogando futebol na Irlanda

Elaine Wzorek

8 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Pensando em jogar futebol na Irlanda? Pois então esqueça as pedaladas, os chapéus e as embaixadinhas! O futebol-arte brasileiro, famoso no mundo inteiro pelos dribles cheios de habilidade, precisa passar por algumas adaptações quando chega a hora de falar sério. Quem conta é o brasileiro Eduardo Dusi, que jogou profissionalmente em Galway, aqui na Irlanda. “Eles esperam um pouco mais de um jogador brasileiro, mas ao mesmo tempo aquilo que nós consideramos bom, para eles é fazer firula. O futebol deles é mais sério, mais objetivo mesmo”.

Eduardo deixou o futebol profissional carioca para viver o intercâmbio, aprender inglês e quem sabe, ganhar experiência no futebol europeu. “Meu principal objetivo era o inglês, claro que eu queria tentar o futebol aqui, mas não achei que iria conseguir tão rápido!”, comemora o jogador.

Com apenas um mês de Irlanda, ele foi convidado a participar de uma “pelada” na cidade de Galway.  Lá surgiram os contatos e pouco depois testes para o principal time da cidade. Depois de alguns meses no NUIG Soccer, time de futebol universitário da Nacional University of Ireland, Eduardo chegou à primeira divisão do futebol irlandês. Disputou a temporada de 2011 da League of Ireland pelo Galway United F.C. “Senti muita diferença, aqui eles tem mais obediência tática, você não está tão aberto a criar, como no Brasil. O ambiente de concentração e viagens também é muito mais sério.”, relata o jogador.

As diferenças representaram uma experiência importante na carreira de Dusi. Ele acredita que o futebol irlandês ainda é muito novo profissionalmente, mas é uma grande vitrine para a Inglaterra. “O irlandês gosta muito de futebol, mas é tudo muito novo ainda aqui. A crise atrapalhou o crescimento dos clubes, mas comparando com a situação de seis anos atrás, hoje está bem melhor. Acho que é sim, um mercado promissor.”

Na temporada de 2012, Eduardo viu-se obrigado a mudar de time, depois que o que o Galway United enfrentou problemas financeiros e ficou de fora da Liga. “Aqui, as regras são diferentes. Se o time não estiver em dia com suas dívidas, não pode participar do campeonato.”,  explica. Assim, Dusi jogou o campeonato de 2012, no Salthill Devon FC, na segunda divisão: “Eu queria fazer o curso de inglês, que abandonei em Dublin para jogar em Galway, por isso resolvi ficar em Galway, mesmo jogando na segunda divisão.”

Depois de 2 anos e 3 meses na Irlanda, o brasileiro de Cabo Frio está de mudança para a Espanha, à procura de um clube por lá. Aos interessados ele deixa a dica: “A temporada na Irlanda começa em março e é em janeiro que são formados os times. Quem está procurando eu recomendo que deixe um DVD nos clubes na primeira quinzena de janeiro. Peça para conversar com o técnico, se ofereça para fazer um teste e venha disposto a se adaptar.”

Talvez os jogadores brasileiros não encontrem aqui na Irlanda um salário milionário, mas com certeza vão ganhar experiências importantes para impulsionar a carreira!

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Elaine Wzorek, Co-fundadora do portal Reinventa Jornalista, brasileira, formada pela Universidade Tuiuti do Paraná, ex-repórter do edublinTV. Deixou o Brasil para aperfeiçoar o inglês e realizar mais um sonho: conhecer a Europa. O intercâmbio, em Dublin, deveria durar 6 meses, mas se estendeu por dois anos e mudou sua forma de ver a vida e a profissão.

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Tags