Tradicionalmente, a Irlanda celebra o dia 21 de agosto como o Dia de Nossa Senhora de Knock. Apesar de não ser feriado, a data é importante, pois, acredita-se que foi quando 15 pessoas testemunharam a aparição de Nossa Senhora e outros santos na cidade de Knock, no condado de Mayo, interior da Irlanda.
Recentemente, o Vaticano reconheceu Knock como santuário mariano oficial da igreja católica, assim como é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida ou de Fátima (leia mais abaixo).
O Santuário de Knock preparou uma programação para celebrar a data, com missas, visitas e outras atividades. O local, conhecido como Knock Shrine, fica a 213 km de Dublin com o trajeto mais rápido sendo feito por carro, cerca de 2h40 de viagem, ou ônibus e trem.
Local de peregrinação de milhares de fiéis católicos todos os anos, a Basílica de Knock, no condado de Mayo, na Irlanda, ganhou o reconhecimento do vaticano como Santuário Internacional Mariano e Eucarístico.
Knock é considerado um lugar sagrado pois, acredita-se, foi onde um grupo de pessoas avistou Nossa Senhora, em 1879. Desde então, tornou-se destino de peregrinações de todo o mundo.
Com o reconhecimento, Knock é elevado de Basílica a Santuário Internacional, integrando uma lista seleta de santuários dedicados ao culto da Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus.
Entre eles estão Lourdes, no sul da França, onde se acredita que Nossa Senhora apareceu em 1858, e Fátima, em Portugal, onde há relatos de aparições em 1917.
No Brasil, há pelo menos 16 locais dedicados à devoção a Nossa Senhora, entre eles o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, São Paulo.
O papa Francisco visitou a então Basílica de Knock em sua recente visita à Irlanda, em 2018. Mas na sexta-feira, 19 de março (Dia de São José), ele vai aparecer por lá novamente de forma virtual, em um vídeo que oficializará o local como santuário internacional.
Uma missa virtual será transmitida às 19h30 (horário da Irlanda) e será celebrada pelo Arcebispo de Tuam, Dom Neary. Ele destacou a validação do papa como um “marco histórico”.
A missa será transmitida pelo site do santuário.
O avistamento em Knock aconteceu há 151 anos. Um grupo de 15 pessoas avistou Nossa Senhora vestida de branco junto a São José e São João Evangelista voltados para um altar com um cordeiro e uma cruz.
Foi durante uma noite fria que trabalhadores da colheita testemunharam as aparições silenciosas. Eles observaram e oraram por mais de duas horas. Hoje, no local, há estátuas que representam as aparições.
Apenas em 1936, a Igreja Católica autorizou o culto a Nossa Senhora de Knock, após autenticar as aparições.
Em 2019, o vaticano reconheceu um milagre de cura no local, ocorrido há mais de 30 anos. Além de Francisco, o papa João Paulo II visitou Knock, em 1979, além de Madre Tereza de Caucutá, em 1993.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…