Tradicionalmente, a Irlanda celebra o dia 21 de agosto como o Dia de Nossa Senhora de Knock. Apesar de não ser feriado, a data é importante, pois, acredita-se que foi quando 15 pessoas testemunharam a aparição de Nossa Senhora e outros santos na cidade de Knock, no condado de Mayo, interior da Irlanda.
Recentemente, o Vaticano reconheceu Knock como santuário mariano oficial da igreja católica, assim como é o Santuário de Nossa Senhora Aparecida ou de Fátima (leia mais abaixo).
O Santuário de Knock preparou uma programação para celebrar a data, com missas, visitas e outras atividades. O local, conhecido como Knock Shrine, fica a 213 km de Dublin com o trajeto mais rápido sendo feito por carro, cerca de 2h40 de viagem, ou ônibus e trem.
Grupo de 15 pessoas avistou Nossa Senhora, São José e São João há 151 anos em Knock, na Irlanda. Foto: Divulgação
Local de peregrinação de milhares de fiéis católicos todos os anos, a Basílica de Knock, no condado de Mayo, na Irlanda, ganhou o reconhecimento do vaticano como Santuário Internacional Mariano e Eucarístico.
Knock é considerado um lugar sagrado pois, acredita-se, foi onde um grupo de pessoas avistou Nossa Senhora, em 1879. Desde então, tornou-se destino de peregrinações de todo o mundo.
Com o reconhecimento, Knock é elevado de Basílica a Santuário Internacional, integrando uma lista seleta de santuários dedicados ao culto da Santíssima Virgem Maria, mãe de Jesus.
Santuário de Knock está localizado no condado de Mayo, na Irlanda. Foto: Divulgação
Entre eles estão Lourdes, no sul da França, onde se acredita que Nossa Senhora apareceu em 1858, e Fátima, em Portugal, onde há relatos de aparições em 1917.
No Brasil, há pelo menos 16 locais dedicados à devoção a Nossa Senhora, entre eles o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, São Paulo.
O papa Francisco visitou a então Basílica de Knock em sua recente visita à Irlanda, em 2018. Mas na sexta-feira, 19 de março (Dia de São José), ele vai aparecer por lá novamente de forma virtual, em um vídeo que oficializará o local como santuário internacional.
Uma missa virtual será transmitida às 19h30 (horário da Irlanda) e será celebrada pelo Arcebispo de Tuam, Dom Neary. Ele destacou a validação do papa como um “marco histórico”.
A missa será transmitida pelo site do santuário.
O avistamento em Knock aconteceu há 151 anos. Um grupo de 15 pessoas avistou Nossa Senhora vestida de branco junto a São José e São João Evangelista voltados para um altar com um cordeiro e uma cruz.
Foi durante uma noite fria que trabalhadores da colheita testemunharam as aparições silenciosas. Eles observaram e oraram por mais de duas horas. Hoje, no local, há estátuas que representam as aparições.
Apenas em 1936, a Igreja Católica autorizou o culto a Nossa Senhora de Knock, após autenticar as aparições.
Em 2019, o vaticano reconheceu um milagre de cura no local, ocorrido há mais de 30 anos. Além de Francisco, o papa João Paulo II visitou Knock, em 1979, além de Madre Tereza de Caucutá, em 1993.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…