Lembram das mudanças no visto de estudante? Agora é para valer
7 anos atrás
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
A Irlanda vem passando por uma grande reforma educacional desde 2015. Para você que está prospectando a Ilha Verde como destino, este texto de dará um panorama de qual é o cenário atual para estudantes estrangeiros no país.
Focada principalmente nas escolas de língua inglesa que, após o “boom” da vinda de estudantes não-europeus, passaram a ser vistas como fábricas de visto, o país prometeu acabar com a bagunça e organizar a casa.
Segundo o governo irlandês, dia 1º de Outubro de 2015, deveria sair a lista definitiva com todas as instituições elegíveis para fornecer o visto de estudante. Porém, como publicado recentemente na página do Inis, a lista sofrerá com atraso de algumas semanas. No entanto, à partir de hoje todas as escolas devem estar de acordo com as exigências do governo.
Como as mudanças foram acontecendo pouco a pouco e muita coisa já tem até um tempinho, este texto atualizará você, intercambista, sobre o A a Z do que mudou no visto de estudante na Irlanda!
Fábrica de vistos, aqui não!
Começamos com a proibição da emissão de visto para algumas escolas, seguindo do fechamento das chamadas “fábricas de visto” ou instituições que estavam foram das regras do governo.
Após deixar os brasileiros aflitos com a situação, as ministras da Justiça e da Educação anunciaram a Reforma Regulatória do Setor de Educação Internacional e do Regime de Imigração Estudantil, pontuando tudo que estava previsto para acontecer, incluindo as mudanças nas regras de trabalho para não-europeus.
Instituições terão que assegurar os estudantes
Além disso, o governo alertou os estudantes para tomarem cuidado com as escolas e ficarem atentos aos itens de segurança oferecidos pelas instituições, como o seguro Learner Protection.
Mas a maior de todas as notícias ainda estaria por vir. Especulações falavam sobre aumento do custo do IRP e até mesmo do valor da comprovação de renda – itens que não sofrerão alterações e que se mantem em 300 euros e 3 mil euros respectivamente.
Visto de estudante agora será para 8 meses
O que realmente chegou de surpresa e mudou os planos de muitos brasileiros foi a redução do visto de 1 ano para apenas 8 meses, sendo destes 6 meses de aulas e 2 de férias.
O Serviço de Imigração e Naturalização Irlandesa (INIS, sigla em inglês) também prometeu anunciar a partir do dia 1º de outubro a nova lista dos cursos elegíveis que podem permanecer em vigor e oferecer visto para estudantes de fora da Europa, a chamada ILEP, sigla para Interim List of Elegible Programes. Porém, o governo divulgou na página oficial da Imigração que a lista sofreria atraso de algumas semanas e até agora nada foi oficialmente publicado. Ou seja, até segunda ordem, o visto de 1 ano ainda está valendo.
A primeira parte do documento oficial foi anunciada no início de junho, contando apenas com os cursos de ensino superior autorizados pelo governo. Porém, como citamos no início do post, a segunda parte da ILEP foi prorrogada junto com a data para a mudança das regras de visto – até as mudanças entrarem em vigor, quem for aplicar para o visto ainda pode conseguir o de 12 meses.
Corrida para conseguir o visto de estudante e muitas filas
Centenas de estudantes não-europeus estão correndo atrás de tudo para conseguir o visto no modelo antigo. Pela grande quantidade de filas que vêm se formando diariamente em frente à imigração, principalmente já na madrugada, o INIS decidiu delimitar as datas para retirada do visto. Aqueles que estão tirando o IRP pela primeira vez, devem ir ao Immigration Public Office nas segundas e terças-feiras. Para quem está renovando o documento, os dias serão de quarta à sexta-feira. Falaremos mais sobre essas mudanças em breve aqui no E-Dublin.
Além disso, outras melhorias estão sendo realizadas pela Garda para melhorar o sistema de atendimento – entre eles a ampliação dos horários que deve, futuramente, incluir finais de semana, aumento no quadro de funcionários, além da implementação do sistema online que já está em teste e em fase final.
Mudanças para o melhor
Como já mencionamos anteriormente no E-Dublin, todas essas mudanças têm como objetivo não só organizar o sistema educacional na Irlanda, mas também oferecer segurança e garantia na qualidade de ensino para os estudantes.
De acordo com a tabela comparativa divulgada pelo E-Dublin recentemente, a Irlanda continua sendo um dos países que oferece mais vantagens para quem pretende estudar no exterior. Mesmo assim é preciso pesquisar com aprofundamento os objetivos de cada intercambista. Lembre-se sempre de procurar todas as informações possíveis sobre o país, a escola em que está se matriculando e, caso esteja contratando uma agência, procure saber se a empresa está ciente de todas as mudanças e regras.
Por último, deixamos algumas dicas neste post para você saber como se planejar para a nova aventura da sua vida que será o intercâmbio!
Quanto custa um intercâmbio?
Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.
Veja também
Chegou na Irlanda como estudante? Como solicitar o seu visto?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos de Intercâmbio
ETA: autorização eletrônica de viagem a estrangeiros no Reino Unido começa em janeiro
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and...
2 semanas atrás
-
Tipos de Visto
O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa...
2 meses atrás