Leo Varadkar formalmente apresentou sua renúncia como primeiro-ministro (Taoiseach) ao Presidente Michael D. Higgins nesta segunda-feira, 4 de abril.
Varadkar passou 45 minutos no no Áras an Uachtaráin, casa oficial do presidente, onde assinou sua carta oficial de renúncia.
Ele permanece como primeiro-ministro interino até ser sucedido por Simon Harris, o que deve ocorrer na tarde desta terça-feira.
O presidente Higgins agradeceu Varadkar pelos serviços prestados.
Harris espera ser o escolhido na votação do congresso irlandês, o Dáil, quando também nomeará seu gabinete.
Harris deixará o cargo de Ministro do Ensino Superior e Superior vago para assumir a cadeira de primeiro-ministro
Ele também precisará nomear alguém para o cargo de Ministro do Comércio, Emprego e Empresa após Simon Coveney ter renunciado à Pasta.
De acordo com reportagem da RTÉ, 87 deputados devem votar em favor de Simon Harris como primeiro-ministro, o mesmo número de votos que Leo Varadkar recebeu em dezembro de 2022.
Leo Varadkar renunciou ao cargo de primeiro-ministro da Irlanda e como líder do partido Fine Gael. O anúncio foi feito na quarta-feira, 20 de março.
Ele sai do cargo pouco mais de um ano após voltar a ser primeiro-ministro da Irlanda, em dezembro de 2022. Ele já havia comandado o país entre 2017 e 2020.
Em conferência à imprensa, transmitida ao vivo no canal RTÉ, Varadkar falou sobre os anos que passou trabalhando pelo governo irlandês, incluindo a época do Brexit e da pandemia da Covid-19, entre outros ganhos.
Acompanhado de ministros de seu governo, ele também citou os diversos projetos sociais, financeiros, educacionais e de auxílio a pessoas necessitadas e refugiados, e que liderar o país foi “o momento mais gratificante da minha vida”.
“Minhas razões para deixar o cargo são pessoais e políticas”.
“Sei que isso será uma surpresa para muitas pessoas e uma decepção para algumas, mas espero que vocês entendam minha decisão”, disse Leo Varadkar.
Leo Eric Varadkar é irlandês e nasceu em Dublin, no dia 18 de janeiro de 1979. Ele é filho de um imigrante indiano e uma irlandesa, Ashok and Miriam.
O pai nasceu em Mumbai, na Índia, e mudou-se para o Reino Unido nos anos 1960 para atuar como médico. Já a mãe é de Dungarvan, condado de Waterford, e conheceu o marido atuando como enfermeira.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…