Leo Varadkar formalmente apresentou sua renúncia como primeiro-ministro (Taoiseach) ao Presidente Michael D. Higgins nesta segunda-feira, 4 de abril.
Varadkar passou 45 minutos no no Áras an Uachtaráin, casa oficial do presidente, onde assinou sua carta oficial de renúncia.
Ele permanece como primeiro-ministro interino até ser sucedido por Simon Harris, o que deve ocorrer na tarde desta terça-feira.
O presidente Higgins agradeceu Varadkar pelos serviços prestados.
Presidente Michael D. Higgins recebeu renúncia oficial de Leo Varadkar como primeiro-ministro da Irlanda. Foto de capa e foto: Maxwells/PA Wire/president.ie
Harris espera ser o escolhido na votação do congresso irlandês, o Dáil, quando também nomeará seu gabinete.
Harris deixará o cargo de Ministro do Ensino Superior e Superior vago para assumir a cadeira de primeiro-ministro
Ele também precisará nomear alguém para o cargo de Ministro do Comércio, Emprego e Empresa após Simon Coveney ter renunciado à Pasta.
De acordo com reportagem da RTÉ, 87 deputados devem votar em favor de Simon Harris como primeiro-ministro, o mesmo número de votos que Leo Varadkar recebeu em dezembro de 2022.
Simon Harris deverá ser nomeado primeiro-ministro da Irlanda nesta terça-feira, 9 de abril, pelo congresso do país. Foto: Divulgação/Reprodução/X @SimonHarrisTD
Leo Varadkar renunciou ao cargo de primeiro-ministro da Irlanda e como líder do partido Fine Gael. O anúncio foi feito na quarta-feira, 20 de março.
Ele sai do cargo pouco mais de um ano após voltar a ser primeiro-ministro da Irlanda, em dezembro de 2022. Ele já havia comandado o país entre 2017 e 2020.
Em conferência à imprensa, transmitida ao vivo no canal RTÉ, Varadkar falou sobre os anos que passou trabalhando pelo governo irlandês, incluindo a época do Brexit e da pandemia da Covid-19, entre outros ganhos.
Acompanhado de ministros de seu governo, ele também citou os diversos projetos sociais, financeiros, educacionais e de auxílio a pessoas necessitadas e refugiados, e que liderar o país foi “o momento mais gratificante da minha vida”.
“Minhas razões para deixar o cargo são pessoais e políticas”.
“Sei que isso será uma surpresa para muitas pessoas e uma decepção para algumas, mas espero que vocês entendam minha decisão”, disse Leo Varadkar.
Médico, Leo Varadkar entrou na política em 2004, sendo eleito em 2007 para deputado. Em 2015, assumiu a homossexualidade publicamente e se tornou primeiro-ministro menos de dois anos depois. Foto: Divulgação
Leo Eric Varadkar é irlandês e nasceu em Dublin, no dia 18 de janeiro de 1979. Ele é filho de um imigrante indiano e uma irlandesa, Ashok and Miriam.
O pai nasceu em Mumbai, na Índia, e mudou-se para o Reino Unido nos anos 1960 para atuar como médico. Já a mãe é de Dungarvan, condado de Waterford, e conheceu o marido atuando como enfermeira.
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…