Leprechaun é o famoso duende verde da Irlanda e um dos principais símbolos do país. Para se ter uma comparação, o Leprechaun é um personagem tão famoso na Ilha Esmeralda como o Saci Pererê é no Brasil. Mas com uma diferença de idade gigantesca.
Minúsculo, o Leprechaun é uma criatura de chapéu preto, com um trevo de quatro folhas espetado na aba, barba gigante e sorriso bobo. Ele está estampado pelos quatro cantos da Irlanda e é ilustrado em camisetas e canecas até ímãs de geladeira e guarda-chuvas. São vários itens que levam a marca desse simpático ser místico.
Mas a lenda do Leprechaun vai muito além do comércio. Simpático e travesso, esse pequeno notável surgiu em histórias que são contadas há vários séculos.
Leprechaun é um dos símbolos mais fortes da Irlanda e existe há, pelo menos, mil anos. Foto: Pxhere
De acordo com o livro The Element Encyclopedia of Magical Creatures (A Enciclopédia dos Elementos das Criaturas Mágicas), de John e Caitlin Matthews, a lenda do Leprechaun está presente no folclore irlandês por meio de contos datados do século VIII, no livro Saga of Fergus mac Léti.
Na história, “duendes aquáticos” chamados “lúchorpáin” tentam arrastar Fergus para o mar enquanto ele está dormindo, mas a água fria o acorda e ele consegue escapar.
Do gaélico, “luchorpán” significa “corpo pequeno”, e a palavra teve modificações até chegar a Leprechaun. Alguns pesquisadores afirmam também que “bhrogan”, que significa sapateiro, principal vocação do duende, pode ter originado o nome.
Como os duendes, o Leprechaun é encontrado em diversas versões na Irlanda. Foto: Pxhere
De acordo com a lenda, se você se deparar com o Leprechaun, não se esqueça de segurá-lo e fazer três pedidos. Para os irlandeses, pessoas com sorte suficiente para capturar o duende verde podem exigir que ele realize três desejos antes de ser liberto.
Mas cuidado, o Leprechaun, segundo contam as histórias, é terrivelmente esperto e muito pouco confiável.
A folclorista Carol Rose, autora de Spirits, Fairies, Leprechauns and Goblins: An Encyclopedia — enciclopédia sobre espíritos, fadas, leprechauns e duendes — narra diversas histórias sobre esses seres mágicos que estão na memória e na crença, principalmente dos europeus.
No livro, uma das histórias resgatadas é a de um homem que mostrou ao Leprechaun onde seu tesouro estava localizado, em meio a um arbusto no campo onde havia uma mancha vermelha.
O mesmo homem foi buscar uma pá para resgatar seu tesouro e, quando voltou, descobriu que todas as numerosas árvores no campo estavam pintadas de vermelho.
Leia também: 5 fantasias para curtir o St. Patrick’s Day
O Leprechaun ultrapassou a barreira do folclore, tornando-se figura comum entre as pessoas na Irlanda. Foto: Pxhere
Como a maioria das fadas, o Leprechaun tem um som distinto associado a ele, reconhecido pelo toque de um minúsculo martelo de sapateiro, que anuncia que ele está perto.
No livro de 1825, “Fairy Legends“, o Leprechaun parece ser sempre do sexo masculino e solitário. Ele é frequentemente descrito como velho e com longa barba ruiva.
Veste verde e usa sapatos com fivelas, além de ter em mãos seu instrumento de trabalho, o martelo. Às vezes, ele usa um chapéu pontudo ou achatado e pode fumar um cachimbo.
Desenho de Brian Froud, um dos pioneiros a ilustrar fadas e Leprechauns. Imagem: reprodução
O Leprechaun é visto, quase sempre, com outros símbolos, como o arco-íris e o pote de ouro. O ilustrador de figuras mágicas Brian Froud afirma que ele sempre está escondido junto a tesouros secretos, como potes de ouro, encontrados além do horizonte, na ponta de um arco-íris.
O ouro, segundo algumas versões de histórias irlandesas, era escondido pelos Vikings, quando estes saqueavam tribos inteiras e escondiam os tesouros embaixo da terra.
Quando eles deixaram a Irlanda, o Leprechaun encontrou os potes de ouro e voltou a enterrá-los em locais seguros, onde só podem ser encontrados onde um arco-íris termina.
Cereal matinal Lucky the Leprechaun é uma utilização moderna da figura do duende. Foto: Divulgação
Um dos tipos de Leprechaun mais conhecidos da cultura popular é o Lucky the Leprechaun, o mascote do cereal matinal da General Mills Lucky Charms. Do outro lado do espectro da cultura pop, você tem o homicida Lubdan, da série de filmes de terror e comédia “Leprechaun“.
O verde, aliás, é a cor da sorte, mas os duendes nem sempre estiveram vestidos de verde no folclore celta. Os primeiros contos das criaturas relataram roupas vermelhas, iguais às do Papai Noel.
Outra curiosidade sobre as histórias do Leprechaun é que elas sempre falam sobre moralidade. A lenda adverte contra a ganância e a loucura de tentar enriquecer rapidamente. Por isso, potes de ouro e trapalhadas são relatados o tempo todo.
Leia também: 5 símbolos irlandeses para você levar na mala
Figura do Leprechaun é sempre vista próxima a um pote de ouro. Foto: Pixabay
Um poema do século XVIII, de William Allingham, intitulado “The Lepracaun; Or, Fairy Shoemaker”, descreve o som da batida do duende. “Você não percebe o pequeno clamor da agitada batida do martelo élfico, a voz do Leprechaun cantando estridente enquanto ele alegremente dedica seu ofício?”
Lay your ear close to the hill.
Do you not catch the tiny clamour,
Busy click of an elfin hammer,
Voice of the Lepracaun singing shrill
As he merrily plies his trade?
Talvez você possa não acreditar, mas para 33% dos irlandeses os Leprechauns existem, sim! Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Destilaria Cooley.
Até 55% dos questionados dizem que Leprechauns existiram na Irlanda no passado, mas a atual crise financeira e a escassez de ouro, devido ao aumento dos preços do mercado de commodities, pode ter forçado muitos leprechauns a emigrar nos últimos anos.
Para onde será que eles foram? Tem alguma sugestão? E você? Já viu um Leprechaun por aí?
Do gaélico, “luchorpán” significa “corpo pequeno”, e a palavra teve modificações até chegar a Leprechaun, que significa um duende que faz parte do folclore irlandês. Alguns pesquisadores afirmam também que “bhrogan”, que significa sapateiro, principal vocação do duende, pode ter originado o nome. Leia mais sobre o Leprechaun aqui.
O Leprechaun gosta de consertar sapatos com seu martelinho inseparável, além de enganar as pessoas. Ele também gosta muito de ouro e pedras preciosas. Leia mais sobre o Leprechaun aqui.
Leprechaun é o famoso duende verde da Irlanda e um dos principais símbolos do país. Minúsculo, o Leprechaun é uma criatura de chapéu preto, com um trevo de quatro folhas espetado na aba, barba gigante e sorriso bobo. Leia mais sobre o Leprechaun aqui.
Na verdade, Leprechaun é um duende, mas sua lenda é especificamente encontrada no folclore da Irlanda, onde o Leprechaun supostamente vive e prega suas peças. Outros tipos de duendes são encontrados em histórias ao redor do mundo, com características semelhantes ao Leprechaun. Leia mais sobre o Leprechaun aqui.
Para 33% dos irlandeses os Leprechauns existem, sim! Foi o que mostrou uma pesquisa realizada pela Destilaria Cooley. Até 55% dos questionados dizem que Leprechauns existiram na Irlanda no passado, mas a atual crise financeira e a escassez de ouro devido ao aumento dos preços do mercado de commodities pode ter forçado muitos leprechauns a emigrar nos últimos anos. Leia mais sobre o Leprechaun aqui.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…