Quer saber como conseguir indenização das companhias aéreas? Neste post vamos explicar como isso pode ser feito de forma online, simples e prática.
Se você ainda não conhece a LiberFly, o intuito deste post é esclarecer suas dúvidas sobre como funciona a startup.
E, claro, como ela pode te ajudar a ser indenizado por problemas que você teve com empresas aéreas.
Então, acompanhe a leitura para saber como proceder!
A LiberFly é uma startup que ampara passageiros ao intermediar problemas aéreos entre os consumidores e as companhias aéreas.
Isso vale tanto para voos nacionais quanto internacionais. Inclusive, a empresa tem uma equipe especializada para casos ocorridos na União Europeia.
Os contratempos acontecem principalmente em relação a:
Esses problemas são mais frequentes do que imaginamos e a demanda é crescente de passageiros insatisfeitos.
Como conseguir indenização das companhias aéreas? A startup atua na mediação administrativa com as empresas aéreas para a resolução do problema sem burocracia.
Vale mencionar que ela é a maior na América Latina neste mercado.
Segundo a revista Exame, a LiberFly cresceu ao entrar em contato com usuários que reclamavam das empresas aéreas por meio das redes sociais.
As principais reclamações se deviam a casos de voo cancelado, o que acontece também nos dias atuais.
Ainda de acordo com a revista Exame, o cancelamento de voos no país é de 112 mil por ano, equivalente a mais de 10% do total de voos.
E, para ajudar os passageiros a serem ressarcidos, a empresa surgiu em 2016 e já atendeu mais de 20 mil passageiros no país.
Ela conta com uma equipe de especialistas e atua de acordo com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Para saber como conseguir indenização das companhias aéreas, o passo a passo é simples.
É só fazer uma reclamação referente à companhia aérea, preenchendo gratuitamente o formulário no site da LiberFly.
Para isso, informe dados pessoais, dados do voo, o que aconteceu com a viagem e um resumo do acontecimento.
É muito simples o preenchimento. Só vai levar 3 minutos do seu tempo.
Após a reclamação, a LiberFly entrará em contato com você por e-mail, Whatsapp ou telefone em 2 dias úteis.
Você pode receber R$ 1.000 em até R$ 48 horas, por meio da negociação expressa. Se a análise for positiva, você terá o valor depositado direto na sua conta bancária.
Porém, alguns casos necessitam de maior análise e não necessariamente terão essa recompensa em apenas 2 dias.
Caso o valor de R$ 1.000 não seja suficiente para arcar com o problema informado, a LiberFly também pode auxiliar na obtenção de um valor maior.
Na “Negociação Tradicional”, a LiberFly trabalha e recebe somente com o êxito da demanda. A taxa de serviço cobrada é de 30% do valor da compensação. Ou seja, a LiberFly só recebe se o passageiro de fato for indenizado.
Grande parte das reclamações na LiberFly são resolvidas em até 3 meses. Se você busca como conseguir indenização das companhias aéreas, optar por um serviço online evitará muitos transtornos.
Em cada caso, a LiberFly avalia o potencial de indenização e avisa aos clientes se o procedimento será mais simples ou mais complexo.
Se houver falta de documentos, de provas ou se a reclamação for inconsistente, o caso provavelmente não terá continuidade. Por isso é super importante preencher o formulário da forma mais completa possível.
98% dos casos atendidos pela lawtech obtêm sucesso de acordo com a empresa.
É interessante ressaltar que, se não for possível conseguir a indenização, você não precisará pagar nada pelo serviço.
Ainda, o valor máximo que você pode receber de indenização é de R$ 10 mil.
Você pode também sanar outras dúvidas neste link, pelo fale conosco do site, pelo e-mail contato@liberfly.com.br ou por meio das redes sociais da startup.
Quando as pessoas buscam sobre como conseguir indenização das companhias aéreas, podem surgir dúvidas se o serviço oferecido pela empresa é confiável.
No caso da LiberFly, o índice de satisfação dos clientes é bastante alto.
Veja abaixo alguns depoimentos no Facebook:
Como conseguir indenização das companhias aéreas em voos atrasados?
Os passageiros têm o direito de serem informados pelas empresas aéreas com antecedência de 24 horas sobre voo atrasado.
Além disso, o passageiro precisa ter informações a cada 30 minutos sobre a situação de atraso e sobre a estimativa do novo horário.
Independentemente de o motivo ser por falha ou não da companhia, ela precisa oferecer assistência material.
Se a situação de voo atrasado é de 1 hora, a empresa aérea deve oferecer meios de comunicação ao passageiro, como telefone e internet.
Se o atraso for por mais de 2 horas, deve fornecer alimentação.
Se o voo está atrasado por mais de 4 horas, deve oferecer hospedagem e transporte.
Essa previsão é amparada pela Anac e tem por intuito aliviar o desconforto do passageiro no período de espera.
Como conseguir indenização das companhias aéreas para atrasos maiores que 4 horas?
Quando o voo atrasado é de um tempo maior que 4 horas, ou para voo cancelado, a empresa aérea também tem outras obrigações em relação aos passageiros.
No aeroporto de origem, essas alternativas incluem:
Caso o passageiro esteja em aeroporto de conexão ou escala:
Como conseguir indenização das companhias aéreas para voo cancelado?
A situação de voo cancelado pela companhia aérea acontece quando ocorre uma alteração do que estava previsto e o passageiro não é informado com 24 horas de antecedência.
Nesse caso, além das alternativas vistas acima, você pode solicitar indenização por danos morais e materiais.
Na situação de bagagem extraviada, o prazo para que a companhia aérea encontre e devolva a mala é de 7 dias em voos domésticos. Em voos internacionais, a mala precisa ser devolvida em 21 dias.
Após esses prazos, se a bagagem não for localizada, a companhia aérea deverá pagar uma indenização.
Se o passageiro considerar que o valor oferecido pela empresa aérea não é satisfatório, pode entrar com uma reclamação na LiberFly para obter uma indenização maior.
Como conseguir indenização das companhias aéreas por overbooking?
O nome técnico para overbooking é preterição de embarque. Ou seja, o passageiro não consegue embarcar mesmo tendo todos os requisitos para isso.
O overbooking acontece quando as empresas aéreas vendem mais passagens do que o avião comporta.
Ainda, pode ocorrer devido ao deslocamento de passageiros para uma aeronave de menor capacidade ou por questões operacionais.
No caso de preterição de embarque valem os mesmos direitos para voo cancelado. Além disso, o consumidor pode receber, de imediato, compensação financeira pelo ocorrido.
Esse valor é pago em Direito Especial de Saque (DES). O montante estabelecido pela Anac é de 250 DES para voos nacionais e de 500 DES para voos internacionais.
1 DES equivale a R$ 7,98 no dia 26 de fevereiro de 2021. Então, 250 DES correspondem a R$ 1.995,88. Já os 500 DES correspondem a R$ 3.991,75.
Caso algum voluntário concorde em embarcar em outro voo por meio de compensação, não será considerada preterição.
Vale lembrar que a prática de overbooking vai contra o Código de Defesa do Consumidor. Muitas vezes, as companhias alegam que há carga excessiva na aeronave para ocultar o overbooking.
Como conseguir indenização das companhias aéreas por no show?
Quando acontece no show, ou seja, se o passageiro não comparece para embarcar no horário previsto, ele pode ter que pagar taxas.
O problema, porém, ocorre quando a companhia aérea cancela todo o trajeto, incluindo as passagens de volta, e não apenas a ida.
Nessa situação, cabe reclamação na LiberFly, pois a prática é considerada abusiva.
Para finalizar, concluímos que buscar uma intermediação online para resolver pendências com empresas aéreas é uma forma eficaz de ter seus direitos resguardados.
A grande vantagem é que você pode solicitar a análise do seu caso pela LiberFly de forma gratuita e ser recompensado de forma rápida.
Espero que as informações tenham sido úteis! Compartilhe este post com outras pessoas!
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