Lisboa, capital de Portugal, é agora também a Capital Verde Europeia 2020. O título foi divulgado pela Comissão Europeia do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas no ano passado, após a avaliação de especialistas sobre 12 indicadores de sustentabilidade existentes na cidade. Com a escolha, a metrópole agora realiza diversas atividades, programas e atitudes que visam melhorar ainda mais as questões ambientais de seu território.
Entre as razões para ser escolhida a Capital Verde, estão as posições a favor do meio ambiente, como o combate às alterações climáticas, fazendo parte, por exemplo, do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, os princípios do Acordo de Paris, a Rede C40 Cities e o Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima.
Agora, a cidade busca apoio da sociedade, das autoridades e empresas para o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 — Ação Climática Lisboa 2030, que apresenta uma agenda no intuito de, em dez anos, melhorar diversos fatores ecológicos.
Leia também: Portugal veta visto para investidores em Lisboa e Porto
A primeira ação concreta já poderá ser vista na cidade. Uma reestruturação do trânsito na região central da capital portuguesa foi aprovada pela prefeitura — a Câmara Municipal de Lisboa — onde serão limitados carros particulares em diversas zonas urbanas, privilegiando o trajeto a pé ou com transporte público.
Na ponta do lápis, o objetivo será 40 mil carros por ano deixarem de trafegar na chamada zona baixa de Lisboa. Isso significa 60 mil toneladas a menos de CO2 emitidos na atmosfera. A cidade ainda terá uma extensão de ciclovias e o aumento da rotatividade de trens e ônibus — ou comboios e autocarros, como eles chamam por lá.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…