Lisboa, capital de Portugal, é agora também a Capital Verde Europeia 2020. O título foi divulgado pela Comissão Europeia do Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas no ano passado, após a avaliação de especialistas sobre 12 indicadores de sustentabilidade existentes na cidade. Com a escolha, a metrópole agora realiza diversas atividades, programas e atitudes que visam melhorar ainda mais as questões ambientais de seu território.
Entre as razões para ser escolhida a Capital Verde, estão as posições a favor do meio ambiente, como o combate às alterações climáticas, fazendo parte, por exemplo, do Pacto dos Autarcas para o Clima e Energia, os princípios do Acordo de Paris, a Rede C40 Cities e o Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima.
Agora, a cidade busca apoio da sociedade, das autoridades e empresas para o Compromisso Lisboa Capital Verde Europeia 2020 — Ação Climática Lisboa 2030, que apresenta uma agenda no intuito de, em dez anos, melhorar diversos fatores ecológicos.
Leia também: Portugal veta visto para investidores em Lisboa e Porto
A primeira ação concreta já poderá ser vista na cidade. Uma reestruturação do trânsito na região central da capital portuguesa foi aprovada pela prefeitura — a Câmara Municipal de Lisboa — onde serão limitados carros particulares em diversas zonas urbanas, privilegiando o trajeto a pé ou com transporte público.
Na ponta do lápis, o objetivo será 40 mil carros por ano deixarem de trafegar na chamada zona baixa de Lisboa. Isso significa 60 mil toneladas a menos de CO2 emitidos na atmosfera. A cidade ainda terá uma extensão de ciclovias e o aumento da rotatividade de trens e ônibus — ou comboios e autocarros, como eles chamam por lá.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…