Notícias

Lockdown na Irlanda: governo decide não levar o país ao nível 5

Apesar do NPHET (National Public Health Emergency Team — Equipe Nacional de Emergências de Saúde Pública) ter recomendado ao governo irlandês levar o país inteiro ao nível 5, o mais drástico de lockdown, por conta do aumento no número de casos de Covid-19, a decisão final foi de não seguir a recomendação.

De acordo com a imprensa irlandesa, os líderes dos partidos da coalizão governamental, Fianna Fail, Fianna Gael e Green Party se reuniram nesta segunda-feira, 5 de outubro, com a equipe do NPHET, que havia dito que manter o nível 5 por quatro semanas era a “única oportunidade” para obter as taxas de infecção “sob controle”.

Governo liderado por Micheál Martin, primeiro-ministro da Irlanda, decidiu não mover país no Nível 5 do lockdown. Foto: Merrion Street

O nível 5 veta todas as visitas domiciliares e reuniões sociais ou familiares. Apenas lojas de varejo essenciais teriam permissão para abrir e as pessoas poderiam sair de casa apenas para atividades essenciais ou se exercitarem em um raio de 5 km de casa, como ocorreu em março.

Segundo o The Irish Times, o gabinete, no entanto, disse que vai elevar as restrições no país, atualmente no Nível 2, mas não ao Nível 5. Provavelmente, segundo o jornal, a Irlanda deverá ficar no Nível 3, como já estão os condados de Dublin e Donegal.

Continua após a publicidade

As medidas poderão ser anunciadas oficialmente ainda nesta segunda.

Leia também: Novos casos da Covid-19 levam a Irlanda ‘de volta’ a abril

Fim de semana com quase 1.000 novos casos

Os registros de novos casos do coronavírus na Irlanda subiram muito no fim de semana. Sábado, 3 de outubro, foram confirmados 605 novos casos. Número maior que este havia sido registrado apenas em 26 de abril, quando 701 contaminações foram reportadas em 24 horas. Vale lembrar que, em abril, o país estava no Nível 5 de lockdown.

No domingo, 4 de outubro, foram mais 364 contaminados, sendo, portanto, 969 casos em dois dias e dez mortes. O país, até agora, soma 38.032 confirmações da doença e 1.810 mortes.

Segundo reportou o governo, o maior número de casos ainda está sendo contabilizado no condado de Dublin. Dos contaminados, 74% têm menos de 45 anos e 27% estão relacionados a focos da doença ou contato próximo a casos confirmados.

Na segunda-feira, 5 de outubro, o número seguiu alto, com 518 novos casos e nenhuma morte: 134 em Dublin, 53 em Cork, 49 em Limerick, 34 em Donegal, 32 em Meath e 216 espalhados em 20 condados.

 

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Protestos violentos em Dublin: um ano depois, os desdobramentos continuam

Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…

22 de novembro de 2024

Grafton Street é a 17ª rua comercial mais cara do mundo para aluguel, com o metro quadrado valendo € 3.024

A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…

20 de novembro de 2024

Transporte público na Irlanda: as principais tarifas de ônibus, trens, bondes e outros

O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…

20 de novembro de 2024

Previsão do tempo na Irlanda: país deve enfrentar condições severas de neve e gelo em diversas regiões

O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…

20 de novembro de 2024

Viajar para a Irlanda: dicas, informações e valores para sua viagem (2025)

A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…

20 de novembro de 2024

Matrícula Consular no Exterior: como e por que tirar a carteira

Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…

19 de novembro de 2024