Apesar do NPHET (National Public Health Emergency Team — Equipe Nacional de Emergências de Saúde Pública) ter recomendado ao governo irlandês levar o país inteiro ao nível 5, o mais drástico de lockdown, por conta do aumento no número de casos de Covid-19, a decisão final foi de não seguir a recomendação.
De acordo com a imprensa irlandesa, os líderes dos partidos da coalizão governamental, Fianna Fail, Fianna Gael e Green Party se reuniram nesta segunda-feira, 5 de outubro, com a equipe do NPHET, que havia dito que manter o nível 5 por quatro semanas era a “única oportunidade” para obter as taxas de infecção “sob controle”.
O nível 5 veta todas as visitas domiciliares e reuniões sociais ou familiares. Apenas lojas de varejo essenciais teriam permissão para abrir e as pessoas poderiam sair de casa apenas para atividades essenciais ou se exercitarem em um raio de 5 km de casa, como ocorreu em março.
Segundo o The Irish Times, o gabinete, no entanto, disse que vai elevar as restrições no país, atualmente no Nível 2, mas não ao Nível 5. Provavelmente, segundo o jornal, a Irlanda deverá ficar no Nível 3, como já estão os condados de Dublin e Donegal.
As medidas poderão ser anunciadas oficialmente ainda nesta segunda.
Leia também: Novos casos da Covid-19 levam a Irlanda ‘de volta’ a abril
Os registros de novos casos do coronavírus na Irlanda subiram muito no fim de semana. Sábado, 3 de outubro, foram confirmados 605 novos casos. Número maior que este havia sido registrado apenas em 26 de abril, quando 701 contaminações foram reportadas em 24 horas. Vale lembrar que, em abril, o país estava no Nível 5 de lockdown.
No domingo, 4 de outubro, foram mais 364 contaminados, sendo, portanto, 969 casos em dois dias e dez mortes. O país, até agora, soma 38.032 confirmações da doença e 1.810 mortes.
Segundo reportou o governo, o maior número de casos ainda está sendo contabilizado no condado de Dublin. Dos contaminados, 74% têm menos de 45 anos e 27% estão relacionados a focos da doença ou contato próximo a casos confirmados.
Na segunda-feira, 5 de outubro, o número seguiu alto, com 518 novos casos e nenhuma morte: 134 em Dublin, 53 em Cork, 49 em Limerick, 34 em Donegal, 32 em Meath e 216 espalhados em 20 condados.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…