A partir de segunda-feira, 28 de fevereiro, a Irlanda dará um novo passo para o fim das restrições adotadas para conter a pandemia da Covid-19. A obrigatoriedade do uso de máscaras será removida no país, tornando-se opcional, mesmo em estabelecimentos como lojas e supermercados.
O conselho de saúde pública segue apenas recomendando o uso de máscara nos transportes públicos e nos serviços de saúde.
O governo também vai mudar a forma de lidar com pessoas contaminadas, com sintomas ou contatos próximos (veja mais abaixo).
Medidas de prevenção devem continuar a fazer parte da rotina em escolas como boa ventilação dos espaços, medidas de higiene e conselhos para isolamento caso necessário, mas obrigatoriedades específicas como distanciamento social não serão mais necessárias. Durante a transição, o programa de testes antígenos deve continuar nesses espaços de ensino.
Governo segue insistindo que a população complete o ciclo vacinal primário e tome a dose de reforço da vacina na Irlanda.
Conforme publicou o governo irlandês, haverá algumas mudanças de isolamento social no caso de infectados, contatos próximos e pessoas sintomáticas.
As restrições na Irlanda por conta da pandemia do coronavírus na Irlanda já foram revistas anteriormente e a maioria delas foi removida em 22 de janeiro.
São várias medidas extintas para que existisse uma maior reabertura de estabelecimentos, principalmente casas noturnas, pubs, restaurantes e escritórios.
As seguintes restrições já deixaram de existir:
O governo da Irlanda encerrou todas as restrições criadas a passageiros que chegam ao país via ar ou mar para conter o avanço da pandemia da Covid-19. A decisão foi assinada pelo ministro da Saúde, Stephen Donnelly, e passou a valer no domingo, 6 de março.
Isso significa que viajantes internacionais não precisam mais apresentar comprovante de vacinação, recuperação ou teste PCR negativo na chegada à Irlanda. Nem mesmo é necessário preencher um Formulário de Localização de Passageiros para viajar para o país.
Vale lembrar que não existem voos diretos do Brasil para a Irlanda e os países onde acontecem escalas podem ter regras de viagens ativas. Antes de viajar, consulte os requisitos de viagem para o seu país de destino no site Re-open EU, que reúne informações sobre restrições de países da União Europeia.
Leia artigo completo sobre viagens.
A Irlanda aprovou a vacina Coronavac como válida para entrar no país, liberando a necessidade de testes. Além dela, no momento, o governo aceita a Sinopharm BIBP, Jannsen, Pfizer, Moderna e AstraZeneca.
A quarentena obrigatória em hotéis na Irlanda, medida restritiva que ainda estava em vigor para quem chegasse ao país sem estar vacinado ou recuperado da Covid-19, acabou no sábado, 25 de setembro.
A notícia mais aguardada por brasileiros que querem fazer intercâmbio na Irlanda chegou. A partir de segunda-feira, 20 de setembro, escolas de inglês do país poderão aceitar novos alunos estrangeiros.
Isso acontece depois de mais de um ano e meio de interrupção na autorização da entrada de estudantes de inglês estrangeiros no país.
O escritório de imigração irlandês, que até então estava emitindo vistos apenas para estudantes estrangeiros universitários, agora poderá novamente emitir o “Stamp 2” (visto de estudante) àqueles que fecharem programas de intercâmbio para estudo de inglês de longa duração – como o programa de oito meses de permanência no país com possibilidade de trabalho.
Apesar da possibilidade de volta dos estudantes às escolas de inglês na Irlanda, ainda é preciso seguir todas as regras de viagem para entrar no país.
As dúvidas sobre como está a situação dos vistos para brasileiros durante a pandemia da Covid-19 e o lockdown na Irlanda são muitas, já que o país tem alterado as regras frequentemente desde março de 2020.
A principal mudança para brasileiros ocorreu em 27 de janeiro de 2021, quando uma ação emergencial da Irlanda colocou países da América do Sul (inclusive o Brasil) e África do Sul na lista de nações em que seus cidadãos não poderiam entrar na Irlanda sem algum tipo de visto válido. Com isso, muitas regras haviam mudado, como a necessidade de aplicação para visto prévio.
Porém, em 15 de junho de 2021, a Irlanda retirou o Brasil e a maioria destes países desta lista.
Como surgiram muitas dúvidas a respeito deste assunto, reunimos as principais delas para esclarecemos a atual situação de vistos para brasileiros na Irlanda durante a pandemia do novo coronavírus.
Leia também: Coronavírus na Irlanda: saiba como está a situação no país
***
Encontrou algum erro ou ainda tem alguma dúvida? Escreva para nós: jornalismo@edublin.com.br
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…